O nome desta característica é mimetismo, ou seja, quando um animal se passa por outro. No caso das aranhas, elas se camuflam para evitar predadores
Você já ouviu falar da palavra mimetismo? Isso nada mais é do que quando um animal imita um indivíduo de outra espécie, dessa maneira ele consegue se proteger contra predadores. Esse é o mecanismo usado pela Aphantochilus rogersi, uma aranha que imita formigas do gênero Cephalotes, sua presa mais frequente.
Além do banquete, as aranhas imitam as formigas para se defenderem dentro das colônias, que é um excelente abrigo contra os predadores, porque muitos não gostam da ideia de enfrentar formigas agregadas, que podem causar um bom dano.
Um fato interessante é que ao se aproximar da formiga a A. rogersi sobrepõe o primeiro par de pernas sobre o segundo, aparentando possuir apenas seis pernas, como as formigas. Após a captura de uma formiga, a aranha usa o corpo da vítima como um escudo para se proteger do ataque de outras formigas, até que consiga finalmente chegar a um lugar seguro.