Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Onças resgatadas no Pará ganham novo lar

Onças resgatadas no Pará ganham novo lar
Foto:Divulgação/Semas-PA
Duas onças-pretas (Panthera onca) que foram resgatadas durante a Operação SOS Gavião Real, realizada no final do mês de maio no Pará, ganharam um novo lar. Esta semana uma equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foi até o município de Capitão Poço, no nordeste paraense, para recolher os animais que estavam sendo mantidos em local não autorizado e transportá-los até o Zoológico Park das Montanhas, no Espírito Santo.

Os felinos foram examinados pela veterinária Ana Paula Gering, da Universidade Federal do Tocantins, que fez os procedimentos anestésicos para que os animais pudessem ser transportados em segurança. Devido ao confinamento em recinto impróprio, eles precisaram de cuidados que foram prestados por uma equipe médica no local.
Foto:Divulgação/Semas-PA
Além das duas onças, outros 157 animais silvestres também foram resgatados durante a Operação SOS Gavião Real, realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre as espécies estavam gaviões, macacos, quatis e quelônios, que foram destinados para instituições como o Mangal das Garças, Parque Zoobotânico de Carajás e Centro Nacional de Primatas, cumprindo determinação judicial.

Orientações

O resgate de animais silvestre é uma das muitas frentes de atuação da fiscalização ambiental da Semas, que sempre orienta a população a buscar auxílio do órgão nos casos de animais encontrados em áreas urbanas, atropelados em estradas ou em condições de maus tratos e aprisionamento. O Batalhão de Policiamento Ambiental e a Delegacia de Meio Ambiente do Pará também atuam no resgate e fiscalização.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/