Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

Monitoramento indica fim do período de vazante nas calhas dos rios Solimões e Negro, no Amazonas

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou o 53º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas com o monitoramento dos rios e um panorama da seca na região amazônica no último dia 24. De acordo com as informações geradas a partir do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH), a Bacia do Solimões registra o início do processo de enchente, assim como o Rio Negro, em Manaus (AM).

O Rio Negro apresentou pequenas descidas no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), e manteve as subidas em Tapuruquara (AM) e Barcelos (AM). Em Manaus (AM), o rio tem subido regularmente desde o último dia 18, o que confirma o fim do período de vazante e o início do processo de cheia.

Foz do Igarapé do Quarenta em Manaus. Foto: Carlos da Matta/SGB

A Bacia do Solimões apresenta subidas regulares ao longo de toda a calha. Em Manacapuru (AM), sobe uma média diária de 14 cm ao dia; Itapeuá (AM), 22 cm; Fonte Boa (AM) com subidas regulares; e Tabatinga (AM) pode ainda apresentar pequenas oscilações dentro do período de enchente, ratificando o início deste processo.

O Rio Amazonas apresentou subidas em Itacoatiara (AM) e Parintins (AM), mas nas estações de Óbidos (PA) e Santarém (PA) registrou oscilação nas cotas.

O pesquisador em geociências Andre Santos afirma que na maior parte das estações monitoradas já se iniciou o processo de enchente. "Com exceção do Alto Rio Negro, Médio Rio Negro e o Rio Branco, em Roraima. Nestas bacias as mínimas são observadas no início de cada ano, entre fevereiro e abril dependendo da localidade. Nas demais, podemos dizer que já estamos no período de cheia, mesmo observando as chuvas abaixo do esperado", disse.

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/