Marinha divulga balanço de fiscalização do tráfego aquaviário em Estados da região amazônica; veja como denunciar irregularidades

Durante o mês de julho, foram fiscalizadas 5.411 embarcações, um aumento de 59% em relação às inspeções realizadas na última alta estação, entre 17 de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023.

A Marinha do Brasil encerrou a Operação “Verão Amazônico 2023” na região amazônica nos rios do Amapá e do Pará, e a segunda fase da Operação “Verão”, no Maranhão. A estratégia foi intensificar as inspeções navais, no período de férias escolares (de 1 a 31 de julho), em áreas de maior fluxo de embarcações de passageiros e de iates, lanchas e motos aquáticas.

Durante todo o mês de julho, na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, foram fiscalizadas 5.411 embarcações – aumento de 59% em relação às inspeções realizadas na última alta estação, entre 17 de dezembro de 2022 e 16 de janeiro de 2023.

As infrações mais observadas foram condutores e tripulantes não habilitados, além de falta de documentos e equipamentos obrigatórios. Os inspetores emitiram 162 notificações; 30 embarcações foram apreendidas; e foram instaurados 15 inquéritos administrativos sobre fatos e acidentes da navegação.

Marinha divulga balanço de fiscalização do tráfego aquaviário. Foto: Divulgação/Agência Marinha

Amapá

A Capitania dos Portos do Amapá e a Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque concentraram ações em Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Calçoene e Oiapoque. 

Foram inspecionadas 1.665 embarcações: 82 foram notificadas, com 25 apreensões e três inquéritos administrativos sobre acidentes e fatos da navegação instaurados. No período, houve dois acidentes nas vias navegáveis do Amapá, sem vítimas.

Maranhão

A Capitania dos Portos do Maranhão atuou nas áreas de maior fluxo da região metropolitana de São Luís e nos municípios de Barreirinhas, Balsas e Barra do Corda. A Agência Fluvial de Imperatriz concentrou seu efetivo em Imperatriz, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Estreito, Balsas, Carolina, São Pedro da Água Branca e Cidelândia. No estado, foram realizadas 2.653 inspeções, que resultaram em 55 notificações e seis autos de infração. 

Durante a operação, foram apreendidas duas embarcações no Maranhão. Houve três acidentes nas vias navegáveis maranhenses, sem vítimas, e quatro inquéritos administrativos foram instaurados.

Pará

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental manteve inspetores em Marabá e Belém (no Distrito de Icoaraci, Ilha de Mosqueiro, Terminal Hidroviário, Av. Bernardo Sayão e Praça Princesa Isabel). No oeste do Estado, a Capitania Fluvial de Santarém intensificou as fiscalizações na orla da cidade, em Alter do Chão e nas praias de Ponta de Pedras, Pindobal e Aramanaí. 

No Pará, foram realizadas 997 abordagens, com foco em lanchas, iates e motos aquáticas. Houve 25 notificações e quatro apreensões. Foram instaurados sete inquéritos administrativos sobre fatos e acidentes da navegação.

Marinha divulga balanço de fiscalização do tráfego aquaviário. Foto: Divulgação/Agência Marinha

Disque 185: emergências marítimas ou fluviais

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores. Os integrantes do Salvamar estão sempre preparados e estrategicamente posicionados, 24 horas por dia, para prestar auxílio atendendo aos pedidos de socorro. 

Para isto, são utilizados navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações de entidades privadas, órgãos governamentais e empresas, acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo.

O canal 16 (frequência 156.8MHz) de uma estação rádio VHF (a bordo ou em terra) é exclusivo para chamada e escuta (internacional) para pedir socorro via rádio. O fone 185 é destinado exclusivamente para receber pedidos de socorro.

Serviço

Denúncias de irregularidades em embarcações de transporte de cargas e de passageiros podem ser recebidas pelos seguintes canais:

Capitania dos Portos Amazônia Oriental: (91) 3218-3954 e (91) 99114-9148

Capitania Fluvial de Santarém: (93) 3522-2870

Capitania dos Portos do Amapá: (96) 3281-5480 e (96) 99112-1538

Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque: (96) 3521-1321

Capitania dos Portos do Maranhão: (98) 2107-0121

Agência Fluvial de Imperatriz: (99) 3525-3391

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade