Ibama apreende madeira transportada ilegalmente da Amazônia em Minas Gerais

O material estava em transito da Amazônia para o Espírito Santo.

Na última quinta-feira (07), o Ibama apreendeu cerca de 57 m³ de madeira serrada da espécie Angelim Pedra no estado de Minas Gerais. O material estava em transito da Amazônia para o Espírito Santo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou, na BR-381, a carreta utilizada no transporte da madeira. Após verificação de indícios de irregularidade, a PFR encaminhou a ocorrência ao Instituto para apuração.

Foto: Ibama

Ao constatar desacordo entre a carga e as informações contidas no Documento de Origem Florestal (DOF), que deve conter dados como volume e espécies transportadas, a fiscalização do Ibama confirmou as suspeitas de que os produtos eram derivados de ilícito ambiental.

O motorista foi autuado em R$ 17.142,00 e liberado após procedimentos administrativos. A carreta e a madeira foram apreendidas, sendo a última, doada para a prefeitura de Sabará/MG, município mais próximo da ocorrência.

Para o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Enio Fonseca, a apreensão demonstra a atuação da instituição neste período: “O Ibama continua ativo, mesmo durante a pandemia. Com adaptações, é verdade, estamos cumprindo com todas as nossas obrigações legais”. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade