Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Ibama apreende madeira transportada ilegalmente da Amazônia em Minas Gerais

Na última quinta-feira (07), o Ibama apreendeu cerca de 57 m³ de madeira serrada da espécie Angelim Pedra no estado de Minas Gerais. O material estava em transito da Amazônia para o Espírito Santo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou, na BR-381, a carreta utilizada no transporte da madeira. Após verificação de indícios de irregularidade, a PFR encaminhou a ocorrência ao Instituto para apuração.

Foto: Ibama

Ao constatar desacordo entre a carga e as informações contidas no Documento de Origem Florestal (DOF), que deve conter dados como volume e espécies transportadas, a fiscalização do Ibama confirmou as suspeitas de que os produtos eram derivados de ilícito ambiental.

O motorista foi autuado em R$ 17.142,00 e liberado após procedimentos administrativos. A carreta e a madeira foram apreendidas, sendo a última, doada para a prefeitura de Sabará/MG, município mais próximo da ocorrência.

Para o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Enio Fonseca, a apreensão demonstra a atuação da instituição neste período: "O Ibama continua ativo, mesmo durante a pandemia. Com adaptações, é verdade, estamos cumprindo com todas as nossas obrigações legais". 

Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/