Ibama aplica R$275 mil em multas por crimes ambientais na BR-319

A Operação Wazaká III, deflagrada na última semana pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aplicou R$ 275 mil foram aplicados em multas e embargou 2.155 hectares de terras. A ação, que ainda está em andamento, tem o objetivo de combater desmatamentos e queimadas ilegais ao longo da BR-319, no Amazonas.

Foto: Divulgação/Ibama
Em sobrevoo pela região, foram identificadas e vistoriadas 48 áreas de floresta suprimida, que equivalem a aproximadamente 2,7 mil campos de futebol. Todas essas áreas foram embargadas para evitar ampliação do desmatamento e assegurar a regeneração natural da floresta.

Os infratores responsáveis identificados foram multados e as diligências ainda estão em curso para identificar e autuar os demais responsáveis, o que deve elevar o valor das multas aplicadas para mais de um milhão de reais. Nesta operação, também foi autuado o líder de uma invasão em estágio inicial, próxima ao KM 140 da BR-319, sentido Manaus-Porto Velho, no município de Careiro (AM).

O nome ‘Wazaká’ significa ‘a árvore da vida’ segundo a mitologia indígena da Amazônia, que teria dado origem às serras, montes, florestas, rios, animais e povos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade