Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Governo anuncia reforços no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia

Governo anuncia reforços no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia
Os ministros do Meio Ambiente, Edson Duarte, e da Segurança Pública, Raul Jungmann, reuniram-se nesta quarta-feira (23), em Brasília, para reforçar a parceria das duas pastas na Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal na Amazônia. A primeira etapa da iniciativa foi lançada no dia 7 de maio, em Cuiabá.
Foto:Divulgação/MMA
Além do monitoramento por satélite e das diversas ações já em curso, foi discutida a contribuição de agentes como Polícia Federal, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal para o combate ao desmatamento ilegal e à extração irregular de minerais na região amazônica.

“O Ministério (da Segurança Pública) tem dado um apoio decisivo, e esse nosso encontro é para intensificar a atuação do Estado brasileiro, e de todas as suas instituições, no combate ao crime, à ilegalidade, ao desmatamento ilegal da Amazônia. Essa é uma atuação articulada e planejada de inteligência, de investigação e de ação de campo. A ilegalidade terá tolerância zero”, afirmou Edson Duarte.

Durante a reunião, o ministro do Meio Ambiente alertou para o aumento da violência na região, que, segundo ele, está diretamente ligada ao desmatamento ilegal da Amazônia. “Para isso, precisamos do uso da inteligência, para fazer um trabalho preventivo e de investigação”, explicou.

Raul Jungmann ofereceu total apoio e colocou o comando da Força Nacional e a inteligência da Polícia Federal à disposição do MMA para reforçar e afinar as ações em campo. “Estamos inteiramente disponíveis. Acho muito interessante a integração da inteligência do Ibama com a nossa inteligência para que a gente intensifique as ações”, disse o ministro da Segurança Pública.

Eficácia

A presidente do Ibama, Suely Araújo, disse que foi discutida uma série de articulações conjuntas do MMA e seus órgãos vinculados com as forças de segurança. “Já trabalhamos com a Força Nacional há algum tempo e viemos para ver como isso pode ser aprimorado e resultar em mais eficácia na ação do poder público”, reforçou Suely.

Para ela, o apoio das forças de segurança é fundamental para garantir aos agentes em campo o suporte necessário para a fiscalização. “O ministro (Jungmann) se mostrou muito aberto a aprimorar o que vem sendo feito e acredito que teremos bons resultados”, finalizou Suely Araújo.

Além dos ministros e da presidente do Ibama, participaram do encontro o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo; o diretor do Departamento de Florestas e de Combate ao Desmatamento do MMA, Jair Schmitt; e o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Paulo Carneiro.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/