Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Encontro discute problemas e desafios de áreas protegidas do Norte

Encontro discute problemas e desafios de áreas protegidas do Norte
Entre os dias 7 e 9 de março, Manaus será sede do I Encontro dos Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte. O evento reúne cerca de 150 pesquisadores, cientistas, gestores, servidores públicos, ribeirinhos e ambientalistas para discutir a gestão de grandes territórios de áreas protegidas na região Norte do Brasil. Entre as pautas do encontro estão a garantia de proteção, o ordenamento territorial e a boa gestão de uma área equivalente a 32 milhões de campos de futebol no interior da Amazônia e em parte do Cerrado. O WWF-Brasil está dando apoio técnico e financeiro à iniciativa.
Encontro terá transmissão ao vivo via Youtube, no canal oficial do WWF-Brasil (Foto:Zig Koch-WWF)
 Atualmente, as áreas protegidas brasileiras – responsáveis por uma série de serviços ecossistêmicos como controle do clima, purificação da água e do ar, controle de pragas, recreação e turismo - correm grandes riscos com projetos de infraestrutura que são feitos sem o devido cuidado ambiental, como hidrelétricas e estradas.

Na programação do encontro, constam temas como governança, gestão integrada e compartilhamento de experiências exitosas.

A coordenadora da Rede Mosaico de Áreas Protegidas (Remap), Heloisa Dias, lembrou do motivo desta mobilização: “Queremos fortalecer a estratégia de mosaicos num contexto nacional e ajudar a consolidar as políticas públicas voltadas para os territórios protegidos do Brasil”, explicou.

A Remap reúne gestores, pesquisadores e interessados nos mosaicos de áreas protegidas do Brasil. Atualmente a rede articula a realização de outros encontros ao longo do ano: existe a proposta de um evento em maio voltado aos mosaicos da Mata Atlântica e outro em setembro, para debater a situação dos mosaicos do Cerrado e do Espinhaço. Um encontro nacional deve acontecer no final do ano.

Para a analista de conservação do WWF-Brasil, Jasylene Abreu, este momento será uma grande oportunidade de conhecer e entender as realidades locais de cada mosaico de áreas protegidas. “Precisamos reforçar as articulações locais e a implementação desses mosaicos. Então penso que essa será uma oportunidade de conhecer essas iniciativas, visualizá-las e realizar diagnósticos para saber quais são os seus problemas e desafios”, afirmou.

Participam deste encontro, oficialmente, os representantes dos seguintes mosaicos:

·         Mosaico do Lago de Tucuruí (PA);

·         Mosaico do Apuí (AM);

·         Mosaico do Baixo Rio Negro (AM);

·         Mosaico da Amazônia Meridional (AM/MT/RO);

·         Mosaico da Amazônia Oriental (AP/PA);

·         Mosaico do Jalapão (TO/BA).

Participam da organização do I Encontro dos Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte: a Remap, o WWF-Brasil, o Instituto Pacto Amazônico (IPA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), a Fundação Vitória Amazônica (FVA), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Instituto Socioambiental (ISA) e o WCS-Brasil.
Transmissão

O primeiro dia de programação terá transmissão ao vivo no Opens external link in new windowperfil oficial do WWF-Brasil no Youtube. A transmissão tem início às 09h em Manaus (10h de Brasília-DF) e será possível interagir com a mesa onde serão realizadas as palestras e os painéis.

O que é um mosaico de áreas protegidas?

Um mosaico de áreas protegidas é uma figura jurídica prevista na lei nº 9985/2000, a lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Ele é basicamente um conjunto de unidades de conservação, quilombos ou terras indígenas que, por compartilhar uma série de características físicas em comum (geografia, hidrografia e biodiversidade, por exemplo) compartilham ações, planos e estratégias comuns para conservação de seus recursos naturais, culturais e sociais.

A ideia dos mosaicos é otimizar recursos e maximizar resultados, garantindo a participação social no controle das áreas protegidas e garantir maior eficiência nas ações. Atualmente, existem 15 mosaicos de áreas protegidas no Brasil – a maior parte deles na Amazônia.
Quê: I Encontro dos Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte
Quando:  7 a 9 de março de 2017, às 09h (Horário de Manaus)
Onde: Quality Hotel - Av. Mário Ypiranga, 1090, Adrianópolis - Manaus-AM

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/