Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Em ação conjunta, animais silvestres são devolvidos à natureza no Amapá

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a soltura de 15 animais silvestres em áreas preservadas do Estado do Amapá. Entre as espécies reintroduzidas, estão veado-roxo, veado-campeiro, macaco-prego, macaco-aranha, jaguatirica, capivara e tartaruga-verde.

Esses animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passaram por avaliação e reabilitação até o momento da soltura. Os profissionais do Cetas monitoraram atentamente o comportamento das espécies para avaliar sua adaptação ao ambiente natural.

Durante a soltura, os animais se dirigiram para a floresta, indicando uma transição bem-sucedida para seu habitat natural. As áreas selecionadas oferecem uma correspondência ecológica ideal para as espécies reintroduzidas.

Ações como repatriações e solturas de animais silvestres representam um esforço essencial para o retorno à natureza. A iniciativa não apenas visa a preservação das populações locais, mas também desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade brasileira.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/