Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Desmatamento em Rondônia cresceu 422% no mês de julho, afirma Inpe

Rondônia perdeu uma área equivalente a cerca de 87 km² hectares de floresta nativa em julho de 2023. A área desmatada é 422% maior do que o registrado do mês de junho do mesmo ano, segundo dados do Terra Brasilis, plataforma desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Inpe, em julho ocorreram aproximadamente 460 casos de queimadas no Estado, enquanto em junho foram feitos 88 registros.

Foto: Reprodução/PF

Em relação ao número de alertas de desmatamento, julho apresentou cerca de 350 notificações, enquanto julho teve 305. A estimativa do Inpe é que os avisos de desmatamento no dois meses somam uma área de 103,99 km² hectares.

Os avisos de desmatamento são notificações prévias ou alertas emitidos pelo sistema de monitoramento quando detectam atividades de desmatamento em um determinado espaço geográfico. O objetivo é chamar a atenção para a degradação florestal em andamento. Já o "desmatamento" é a ação de remover permanentemente a vegetação de uma área.

O Estado registrou 23,3 mil hectares de desmatamento no período de janeiro a junho de 2023, segundo a Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Porto Velho 

Conforme informações do Inpe, a cidade de Porto Velho está entre os municípios com maiores extensões desmatadas no primeiro semestre de 2023: aproximadamente 108.25 km².

O maior número de registros de desmatamento na capital, até o momento, ocorreu também no mês de julho, de acordo com os dados da Prefeitura. No mês com maior registro foram contabilizados 134 focos de queimadas. O que corresponde 56% de todo o desmatamento nos primeiro sete meses de 2023.

 Veja os dados de cada mês:

Mês Número de focos
Janeiro 6
Fevereiro8
Março10
Abril15
Março34
Junho31
Julho134

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/