Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Bolsista do INPA participa da COP 23

Bolsista do INPA participa da COP 23
Yasmin Amaro, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC),  foi selecionada para participar da 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima. A Conferência segue até o dia 17 de novembro, na cidade de Bonn, Alemanha.
Foto: Divulgação / Yasmin Amaro
Orientada pela pesquisadora-bolsista de pós-doutorado, Dra. Maria Terezinha Monteiro, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (PPG-Cliamb), Amaro estuda uma metodologia que possibilitará armazenar amostras de água para análise de carbono orgânico dissolvido por um longo período de tempo sem perder suas qualidades química; possibilitando dessa forma, a obtenção de dados mais precisos para o entendimento do ciclo do carbono. 
“A pesquisa em estudo muito contribuirá para futuros projetos que utilizarão de análises químicas para o entendimento da dinâmica do ciclo do carbono no contexto de mudanças climáticas”, explica Monteiro.
Conforme a pesquisadora, a importância do carbono e de seus compostos é indiscutível. “Este é onipresente na natureza a partir de proteínas e carboidratos que são essenciais para a matéria viva, sendo fundamental na respiração, fotossíntese e regulação do clima”, diz acrescentando ainda que existe uma grande variedade de compostos de carbono envolvidos no seu ciclo global.
  Segundo a estudante, com os crescentes estudos sobrea concentração de carbono na atmosfera, o interesse das pessoas em entender o ciclo de carbono e como ele influencia nas mudanças climáticas vem aumentado gradativamente.
    
Foto: Divulgação / INPA
Amaro estuda e analisa a variação temporal do carbono orgânico dissolvido em água, em amostras coletadas em igarapés de segunda ordem na Base de Pesquisa do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), a ZF-2, situada no km 34 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
Para a pesquisadora do Inpa, a participação da Yasmin na COP 23 é muito positiva. “É uma conquista para ela, uma vez que está inserida no programa de iniciação científica do Inpa e é a primeira representante do Amazonas nessa conferência”, diz Monteiro, ao acrescentar que é raro se ver um aluno de Pibic se interessar por um assunto de uma grandiosidade desse porte.
Na opinião de Amaro, a oportunidade de participar da COP 23 não poderia ter vindo em melhor hora. “No momento em que nos deparamos com o “leilão” que estão querendo fazer da Amazônia, as ameaças aos nossos recursos minerais e tantos outros absurdos, se faz necessário discutirmos e sermos ouvidos”, diz.A Conferência reúne diversos líderes mundiais com o objetivo de discutir soluções para as mudanças climáticas e fazer com que os países cheguem a um acordo multilateral, além das discussões são colocadas em pauta novas descobertas científicas relacionadas à temática.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/