Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Belém promove XVI Semana do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira

Belém promove XVI Semana do Meio Ambiente a partir desta quarta-feira
A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai realizar a XVI Semana do Meio Ambiente, com início no dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Serão promovidas ações fundamentais para a sociedade, como forma de prestação de contas do trabalho desenvolvido pela Secretaria, em meio a uma programação voltada para ações educativas.


Com tema “Arborização: Solução Ambiental com Gestão Compartilhada”, a XVI Semana do Meio Ambiente terá uma programação que se estende até domingo, dia 9, com foco voltado para o público infantil.


Os principais objetivos das ações são o de levar conscientização ambiental para todos, como destaca o titular da Semma, Pio Netto. “Esperamos que a Semana do Meio Ambiente não fique restrita apenas a uma semana. Os cuidados com o meio ambiente precisam ser ressaltados diariamente, durante o ano inteiro, porque a ideia de preservação e sustentabilidade passa diretamente por uma responsabilidade social muito grande”, disse o secretário.
Foto:Divulgação/Agência Belém


Programação


A programação da XVI Semana do Meio Ambiente terá abertura na próxima quarta-feira, 5, às 8 horas, no Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco. A educadora ambiental do Bosque, Ana Célia Souza, disse que é uma honra receber a abertura e o encerramento da XVI Semana do Meio Ambiente. “Nossa equipe está trabalhando intensamente para o sucesso das atividades que serão realizadas durante toda a programação da semana e estamos contando com muito parceiros, por meio de gestão compartilhada. A programação tem foco principal nos alunos das escolas municipais de Belém, mas o público em geral também pode participar”, explicou Ana Célia.  


Além do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, a programação da XVI Semana do Meio Ambiente vai ser realizada na praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia; na avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco; na praça Dom Mário Villas Boas, em Val-de-Cans; na praça Milton Trindade (antigo Horto Municipal), em Batista Campos; na praça dos Estivadores (na Campina) e na praça Amazonas (no Jurunas), sempre a partir das 8 horas.


Entre os parceiros da Semma na realização da XVI Semana do Meio Ambiente estão a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o restaurante Toró Gastronomia Sustentável, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), a Associação Cultural Marex, além das Secretarias Municipais de Educação (Semec), de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e a de Urbanismo (Seurb).

Foto: Divulgação/Agência Belém


Ações


Na abertura do evento, no dia 5, haverá a apresentação do projeto Cantar-o-lar, com os alunos da escola municipal Alzira Pernambuco. Um Termo de Cooperação Técnica será assinado entre a Semma e Celpa. As secretarias Semec, Semma, Sesma e Sesan vão estar com estandes no local, prestando serviços ao público. Haverá também a entrega de diplomas Amigos do Verde.  


Entre as ações programadas para Semana estão ainda os projetos Meu Pequeno Jardineiro, nos dias 6 e 7, nas praças Dom Alberto Ramos e Dom Mário Villas Boas, respectivamente, em uma parceira da Semec e Semma. Também nesses dois dias, haverá a requalificação da arborização dos canteiros centrais da avenida Duque de Caxias, passagem do Arame e da avenida Pedro Miranda.


No sábado, 8, a partir da 8 horas, uma extensa programação será realizada na praça Milton Trindade (antigo Horto Municipal), a partir das 8 horas, em parceria com o Instituto Alachaster, Sesan, grupo Amigos da Marambaia, o projeto Eco Celpa, o projeto Recicleia e apresentações teatrais, de carimbó, com a presença dos mascotes da Semana. Também nesse dia haverá plantio e paisagismo nas praças dos Estivadores e Amazonas, dentro do projeto Mãos que Ajudam.


O encerramento da Semana do Meio Ambiente será no Bosque Rodrigues Alves, no domingo, dia 9, a partir das 8 horas, com exposição de quelônios, corujas, nutrição dos animais e sementes. Haverá também mostra de solos, em parceria com a Ufra, e de insetos polinizadores e sua importância para a biodiversidade.


Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/