Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado completa 24 anos de criação

Nesta semana , mais uma Área Protegida completou 24 anos de criação no Tocantins, a Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), que foi instituída por meio da Lei n° 906/1997. Essa área foi criada para garantir a conservação da fauna, da flora e do solo e tem o objetivo de proteger a qualidade das águas e as vazões de mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para as populações humanas das regiões circunvizinhas, conforme descrito na sua Lei de criação.


Foto: Divulgação

Essa Área Protegida é gerenciada do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e conta com a parceria do município. A unidade possui diversas belezas naturais, dentre elas serras com inúmeros sítios arqueológicos; cursos d'água com belíssimas cachoeiras; vegetação exuberante e fauna considerada riquíssima.

"A APA completou 24 anos de criação, com melhorias importantes. Neste ano, com a mudança da sede da APASL, a instalação de um novo viveiro e a parceria com a Prefeitura para manutenção das mudas de espécies nativas, a UC [Unidade de Conservação] estima que a produção pode alcançar 18 mil unidades para doação, a partir do fim deste ano. Outro ganho para a área foi a recente autorização para a criação de mais uma RPPN [Reserva Particular do Patrimônio Natural], o Morro do Segredo, uma Unidade de Conservação compartilhada; e a conclusão da revisão do Plano de Manejo", adiantou Camilla Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

"Logo no início do ano, um benefício muito importante foi a manutenção da equipe brigadista do Naturatins na APA; ao longo do semestre, outro ganho para a Área Protegida foi a estruturação do acesso ao Sítio Arqueológico Caititu; e agora, o atendimento de produtores rurais, com o MIF [Manejo Integrado do Fogo], para prevenção, controle e combate ao fogo também é um avanço", pontuou a supervisora.

A APASL é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, com uma área de 121.417,7659 hectares, que abrange a capital do Estado, Palmas; e os municípios de Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro. De acordo com a supervisora, essa Área Protegida possui uma localização estratégica na região central do Estado, mantendo a conectividade entre várias UC e assim a dispersão de populações e o favorecimento da recolonização das áreas degradadas.

Segundo Camilla Muniz, na APA Serra do Lajeado, nascem todas as águas que abastecem Palmas e região, a unidade contribui com a preservação e possibilita o planejamento, para o desenvolvimento racional e sustentável das atividades, com a conectividade dos ambientes relevantes para a fauna e flora. 

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteTocantins.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/