Amazônia Legal tem queda no número de queimadas em 2016

Queimadas no Acre. Foto: Divulgação/Agência Acre

Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins tiveram queda no número de queimadas registradas em 2016 em comparação ao ano de 2015. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia Legal registrou aproximadamente menos 45 mil focos de calor na comparação entre os períodos. Para o coordenador do Programa Queimadas do Inpe, Alberto Setzer, a redução no número de registros não significa redução das queimadas.

“É bom lembrar que o Mato Grosso foi um Estado com forte desmatamento no final dos anos 1980 e inicio dos anos 1990. Desde lá o Mato Grosso tem diminuído o desmatamento, e por consequência o número de focos ativos (de incêndio). Entretanto os números de focos de incêndio no Mato Grosso são altos”, explica Setzer.

O coordenador também chama a atenção para o estados que têm apresentado aumento no número de focos de calor, como AcreRoraima e Amapá. “Nós estamos observando que em alguns estados o número de queimadas tem aumentado. Esses dados servem de base para ações diretas a nível Estadual e Federal, que podem ser utilizados para controlar a situação”, explica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade