Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

85,6% dos manauaras não associam desmatamento ao avanço econômico, diz pesquisa

A maioria da população de Manaus acredita que a floresta é benéfica para o desenvolvimento econômico do Amazonas. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) divulgada nesta semana.

Para 73,5% dos entrevistados na pesquisa, a criação de novas áreas de conservação não atrasam o crescimento da economia e 85,6% não consideram o desmatamento necessário para o desenvolvimento econômico.

Ainda segundo o estudo, a floresta em pé afeta positivamente a qualidade de vida e a economia no estado para 72,6% dos entrevistados.

Foto: Ricardo Moraes/Reuters/Arquivo

Ao todo, a pesquisa entrevistou 1.003 pessoas, com idades entre 16 e 70 anos, que moram em áreas urbanas de Manaus.

Além de coletar opiniões, a pesquisa mapeou os interesses da população que defende o meio ambiente. Para a maioria é importante defender a criação de novas áreas e conservação, limpeza dos igarapés, além da criação de projetos voltados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Importância da área verde

Os resultados do estudo também mostram que 67,3% da população acredita que a floresta traz benefícios para a qualidade de vida. Sobre áreas verdes dentro dos grandes centros urbanos, 61% dos participantes percebem um impacto positivo.

Quando questionados sobre os impactos positivos ocasionados pelas áreas verdes nas cidades, 40,6% dos entrevistados responderam que o principal benefício é a produção de sombras e 19,7% a produção de ar puro. Cerca de 75% das pessoas ouvidas acham que ter árvores perto de casa diminui a sensação de calor.

A partir de agora, além de entender a relação dos moradores da área urbana de Manaus com o meio ambiente, a partir da pesquisa, a FAS pretende propor políticas públicas voltadas à área ambiental para lideranças políticas do estado em diferentes esferas de governo. O estudo foi financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e realizada pela Action Pesquisas de Mercado. 

Veja mais notícias sobre AmazôniaMeio AmbienteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/