Meetup Acelera: Açaí é destaque em segundo evento sobre inovação em bioeconomia na Amazônia

O ‘Meetup Acelera – edição Bioeconomia’ é uma série de eventos temáticos realizada pelo Idesam em parceria com a Fundação Rede Amazônica e Impact Hub Manaus com alcance na Amazônia Legal.

Foto: Divulgação/Banzeiro Comunicação

A base alimentar de muitas famílias do norte do Brasil é o açaí, uma palmeira amazônica com elevado valor nutricional. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Pará, o açaí gera renda para 13.000 produtores, envolvendo 300 mil pessoas em sua cadeia em 54 municípios e movimentando cerca de R$ 3 bilhões por ano. A partir deste cenário, o segundo encontro do “Meetup Acelera – edição Bioeconomia” conectará comunidades de inovação, experiências criativas e de negócios no dia 14 de setembro às 15h (BSB), de forma híbrida. 

Para o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam e coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Carlos Koury, o evento colabora no debate sobre as agendas prioritárias da região, apresentando soluções e novos projetos para investimento.

“Nesta edição, a cadeia produtiva será o açaí, muito representativa para o norte do Brasil. Ela é uma das poucas frutas da região já posicionada no mercado global. Os agentes de inovação terão espaço para apresentar gargalos e oportunidades, além de boas práticas de produção e produtos de alto valor agregado, que é o caso do Agranus, Terramazonia e Agrosmart” 

explicou

Os eventos acontecem de modo presencial no Impact Hub Manaus, com transmissão feita pela Fundação Rede Amazônica, pelo canal youtube.com/canalfram e Portal G1 Amazonas. As inscrições para participação estão disponíveis em formulário online, no perfil das instituições realizadoras.

 Formando negócios, atraindo sócios e vendendo participações

Foto: Divulgação/Banzeiro Comunicação

Outra atividade de destaque no evento é o debate com especialistas de mercado e negócios. Em setembro, os convidados serão Lindomar Goes (PRODESC -Tucuju Valley) e Luciana Minev (Singulari Consultoria). E para finalizar, o encontro terá o “Momento Pitchday”, espaço aberto para três novos negócios se apresentarem ao ecossistema. 

A expectativa é que o evento alcance todos os estados da Amazônia Legal. No primeiro encontro, houve a participação de pessoas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Rondônia. De acordo com Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub Manaus, a programação foca no engajamento dos negócios amazônicos.

“A diversidade de público neste tipo de evento fortalece o ecossistema e comunidades que trabalham ou possuem interesse em bioeconomia. E um dos encaminhamentos é impulsionar ações colaborativas que projetam acesso ao mercado, por exemplo. Por isso, dedicamos esse espaço para as palestras de instrução com especialistas” 

diz.

A transmissão online e gratuita do evento também agradou a audiência no primeiro encontro, realizado em agosto. É o que analisa Marcya Lira, DiretoraAdministrativa da Fundação Rede Amazônica.

“Disponibilizamos nossos canais com alcance nacional para ampliar essas ações de impacto social, a partir das trocas de conhecimento para os desafios sociais e ambientais da Amazônia. A comunicação tem papel estratégico nessa disseminação de informação para a sociedade civil, que se conecta e forma opinião sobre a bioeconomia amazônica” 

pontua.

Para 2023, a série de cinco eventos acontece de agosto a dezembro, reunindo representantes de startups, institutos de ciência e tecnologia, academia, governo, empresas e demais atores a fim de impulsionar ações colaborativas e potencializar oportunidades de acesso ao mercado de negócios da Amazônia.

Estão previstos convidados ligados às cadeias da castanha, açaí, pescado, manejo e piscicultura e reflorestamento. Já a programação de palestras temáticas do ecossistema inclui os seguintes assuntos: “Formando negócios, atraindo sócios e vendendo participações”; “Incentivos Suframa para a bioeconomia”; “Unidades de Conservação como Ambientes de Inovação” e “Estratégia de lançamento de produtos oriundos da Amazônia”.

O Meetup Acelera – edição Bioeconomia é uma realização conjunta entre Idesam, Fundação Rede Amazônica e Impact Hub Manaus, que pretende conectar, em cada evento, até 300 pessoas diretamente, sendo 50 de forma presencial e 200 online.

 Serviço

O quê: Meetup Acelera – edição Bioeconomia 

Quando: 14 de setembro Horário: 14h às 17h30 (horário de Brasília) 

Local: Impact Hub – Av. Efigênio Salles, 1299 – Aleixo, Manaus – AM, 69060020 

Link para inscrição: https://forms.gle/FQagWvrohQE8uz527

Link para assistir a transmissão: www.youtube.com/canalfram e https://g1.globo.com/am/amazonas/

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rondônia sedia Concurso Nacional de Cacau pela primeira vez

Disputa que reúne produtores de todo país ocorrerá em Cacoal (RO) em dezembro. Os vencedores podem ganhar até 100 mil reais.

Leia também

Publicidade