Três homens foram detidos suspeitos de envolvimento no esquema. Entre eles, um servidor público do Ponto-Atendimento Médico da Codajás, apontado como líder da organização.
Amazonas tem disponibilidade de leitos de UTI abaixo da média nacional, e acesso é concentrado na rede suplementar, revelando forte desigualdade em relação aos pacientes do SUS.