‘Manaus Verde’: Programa pretende plantar dez mil mudas de árvores em 2021

Com metas de plantio crescentes para os próximos anos, espera-se que Manaus tenha um índice expressivo de arborização

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, anunciou na quinta-feira, (4), o plantio de pelo menos dez mil mudas de espécies arbóreas na cidade em 2021. O plantio, que faz parte do programa ambiental “Manaus Verde”, da Prefeitura de Manaus.

Ao acompanhar mais uma ação diária do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, o secretário informou que, além desse plantio, a prefeitura ainda tem como meta a produção de 250 mil mudas frutíferas, ornamentais e medicinais e a doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à comunidade em geral e instituições.

“Na verdade, esse é o cotidiano da Semmas, em todos os dias vamos plantar árvores e cuidar do jardim das áreas verdes. Pretendemos fazer o plantio de árvores em toda a cidade de Manaus. E para alcançar essa meta, estamos colocando em prática um plano de arborização consistente e amplo, que alcance todas as zonas da cidade e das comunidades do entorno da capital”, informou Stroski.

As metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que Manaus tenha um índice expressivo de arborização.

“Essa é uma ação objetiva, no sentido de melhorar a qualidade de vida e a qualidade ambiental da nossa cidade. Por incrível que pareça nós estamos localizados na região central da Amazônia, mas Manaus tem um déficit de árvores na cidade, um adensamento muito baixo, nós estamos num índice aquém de outras capitais brasileiras, e é uma contradição, então vamos superar isso”, disse o titular do órgão ambiental.

Roçagem do gramado, limpeza manual dos canteiros, adubação, substituição de mudas são alguns dos serviços que estão sendo realizados. Foto: Valdo Leão / Semcom

Ação diária

Uma equipe do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas está realizando a manutenção e incremento da arborização e paisagismo do Complexo 28 de Março, nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona norte de Manaus. Serviços como roçagem do gramado, limpeza manual dos canteiros, adubação, substituição de mudas mortas e plantio de novas, são alguns dos serviços que estão sendo realizados no local.

“Nesse primeiro momento, por conta da pandemia, estamos fazendo esses plantios em espaços públicos da cidade, assim que nos for permitido, iremos iniciar a distribuição à população e fazer ações itinerantes de plantio pela cidade”, avisou o secretário da Semmas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maurício Ye’kwana é primeiro indígena a assumir chefia da Saúde Yanomami

Nomeação de Maurício foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra da Saúde Nísia Trindade. Com formação técnica em gestão territorial, ele é diretor-financeiro da Hutukara Associação Yanomami.

Leia também

Publicidade