Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 25 Novembro 2020

Macapá: curiosidades sobre a capital do meio do mundo

Macapá: curiosidades sobre a capital do meio do mundo
 
Macapá, capital do Amapá, comemora 259 anos neste sábado (4). Para celebrar, o Portal Amazônia encontrou 6 curiosidades que fazem a capital amapaense um local rico e cheio de surpresas, a começar pelo fato de que é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. Confira:

Descubra algumas curiosidades sobre Macapá. Foto: Abinoan Santiago/Rede Amazônica
 
1. Linha do Equador
 
Exatamente pelo fato de ser cortada pela Linha do Equador, os macapaenses podem vivenciar o equinócio (quando os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador) duas vezes por ano: no outono (em março) e na primavera (em setembro).

Foto: Jorge Júnior/Divulgação
 
2. Estádio Zerão
 
O Estádio Zerão fica bem em cima da Linha do Equador, ou seja, metade do campo fica no hemisfério norte e a outra metade no hemisfério sul do planeta.

Foto: Jorge Júnior/Divulgação
 
3. Círio de Nazaré
 
A principal festa religiosa de Belém, no Pará, também é tradicional em Macapá e costuma reunir cerca de 300 mil pessoas anualmente.
Foto: Abinoan Santiago/Rede Amazônica
 
4. Fortaleza de São José
 
A Fortaleza de São José de Macapá é um dos ícones da cidade e seu cartão postal. A curiosidade é que foi inaugurada sem estar totalmente pronta por falta de recursos para conclusão da obra.
Foto: Abinoan Santiago/Rede Amazônica
 
5. Imagem de São José no rio Amazonas
 
A frente da orla da cidade, no rio Amazonas, foi colocada na Pedra do Guindaste uma imagem do padroeiro da cidade, São José. Quando o rio desce é possível ver toda a estrutura desde a base para quem está no Trapiche Eliezer Levy, devido a proximidade à estátua.
Foto: Fabiana Figueiredo/Rede Amazônica
 
6. Futebol na lama
 
O futebol é o esporte nacional e nas margens do rio Amazonas, na orla de Macapá, já virou parte do cenário turístico da capital. As partidas disputadas por times masculinos e femininos, durante a maré baixa, são próximas ao Trapiche Eliezer Levy e a estátua de São José.
Foto: Gabriel Penha/Rede Amazônica

Veja mais notícias sobre Variedades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 25 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/