Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Soluções práticas e inovadoras para o setor de pesca e aquicultura são apresentadas no Amazonas

Fapeam-Ciclo-de-Difusao-da-Ciencia-e-Desenvolvimento-Regional-Fotos-Jonas-Pereira-Alves-12-768x1024

Nos municípios de Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, será realizado o III Ciclo de Difusão da Ciência e Desenvolvimento Regional. O evento que conta com apoio por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentará soluções práticas, criativas e inovadoras para o setor da pesca e aquicultura.

A iniciativa busca estreitar a fronteira entre a ciência e a sociedade, por meio da difusão de informações básicas e fundamentais voltadas para essas áreas, contribuindo ainda para impulsionar o empreendedorismo, com foco no desenvolvimento da economia sustentável em municípios do interior.

Foto: Jonas Pereira Alves

Segundo a coordenadora da atividade, Silvia Umeda Galhani, da Universidade Nilton Lins, serão realizadas palestras, minicursos, feiras com mostruários e oficinas. As atividades serão promovidas em escolas de ensino fundamental, médio, técnico e superior abertas à população geral, pescadores, ribeirinhos e piscicultores nas cidades de Nhamundá e São Gabriel da Cachoeira.

"Pretendemos mobilizar a população do Amazonas, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades sobre ciência e tecnologia do setor aquícola, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação",

acrescentou Silvia.

Com entrada gratuita, os interessados em participar podem encaminhar e-mail para: . Para as ações em São Gabriel da Cachoeira, a inscrição pode ser feita na página do evento na II SIEPEx: https://www.even3.com.br/ii-semana-de-integracao-ensino-pesquisa-e-extensao-391368/.

Durante o evento, serão realizadas atividades interativas e a distribuição de materiais didáticos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa AquaNilton. 

Fotos: Jonas Pereira Alves

Ações  

A coordenadora ressalta que, em São Gabriel da Cachoeira, o evento ocorrerá entre os dias 14 e 21 de outubro durante a SIAPEX (Semana de integração da pesquisa, ensino e extensão – SNCT), na Feira extensão e Feira do Empreendedorismo do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Em Nhamundá, as atividades serão realizadas em colégios municipal e estadual nos dias 27 e 30 de outubro.

Entre os temas gerais que serão abordados estão Empreendedorismo a partir da Ciência: transformando ideias em negócios inovadores; sanidade e biossegurança na piscicultura; peixes ornamentais da Bacia Amazônica e boas-práticas de manejo na aquariofilia; e o uso de aditivos alimentares para peixes de produção e ornamentais.

"A aquicultura está presente no dia a dia da população do estado, seja por meio da atividade de produção ou na mesa dos consumidores. É uma das atividades prioritárias na região, de grande relevância cultural, econômica, social e ambiental",

finalizou a coordenadora.

SNCT 2023

O POP CT&I visa fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. A edição 2023 da Semana tem como tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".

Informações sobre a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/