Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Pesquisa fortalece programa de melhoramento genético de novas cultivares de teca no Mato Grosso

teca-004
Com o objetivo de apoiar e financiar projetos de pesquisa que possam trazer benefícios à sociedade a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) tem fomentado uma pesquisa que buscou desenvolver ferramentas moleculares para a proteção e rastreio de cultivares de teca em Mato Grosso, dentro do "Programa Bolsa Pesquisador na Empresa".

A abordagem utilizada consistiu na criação de marcadores moleculares únicos para cada genótipo, baseados em variantes SNP. Cada marcador é composto por uma combinação do DNA do genótipo de teca, que possui a mutação única, e um DNA controle com a outra variação alélica.
Classificação de novas cultivares de teca. Foto: Arquivo do pesquisador

A  amplificação do DNA é realizada por meio da Reação em Cadeia da Polimerase em tempo real no QuantStudio 5, uma técnica altamente eficaz para esse tipo de pesquisa. Com essas ferramentas moleculares, será possível acelerar os programas de melhoramento genético e também o desenvolvimento de novas cultivares de teca em Mato Grosso.

Os marcadores moleculares únicos desenvolvidos pela pesquisa possibilitarão um rastreio mais preciso e eficaz das diferentes cultivares de teca, o que será extremamente útil para protegê-las e garantir sua qualidade. Além disso, a criação de novas cultivares de teca será agilizada, trazendo benefícios para a economia local e para o setor agrícola como um todo.

O projeto de pesquisa financiado pela Fapemat demonstra a importância da pesquisa e do investimento em tecnologia para o desenvolvimento da agricultura e da economia do estado de Mato Grosso. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma parceria da empresa TRC- Teak Resources LTDA e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A primeira etapa dessa colaboração envolveu a caracterização da variabilidade genética presente em 245 genótipos pertencentes ao banco de germoplasma de teca da TRC. Posteriormente, esses mesmos genótipos foram submetidos ao sequenciamento genético, permitindo a identificação de variantes específicas de nucleotídeo único, conhecidas como SNPs.

Os resultados alcançados até o momento são promissores. Dos 247 genótipos sequenciados, foi possível selecionar 20 genótipos de teca superiores para a criação dos primers. Esses primers foram desenvolvidos com base nas variantes SNP, gerando uma tabela de descritores moleculares específicos para cada genótipo. 

Classificação de novas cultivares de teca. 

Os primers são sequências únicas de nucleotídeos capazes de se anelar às suas sequências alvo de DNA durante a PCR. Já o PCR é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA

Com a seleção e criação dos marcadores moleculares, esse projeto está contribuindo significativamente para diversos objetivos específicos, tais como facilitar o processo de proteção de cultivares, possibilitar o rastreamento de madeira e clones específicos, aumentar a segurança de empresas e programas de melhoramento de teca e propor soluções rápidas para a identificação de genótipos específicos. Além disso, esses marcadores podem promover o desenvolvimento e oferta de cultivares de teca mais produtivos em diferentes ambientes e, ao mesmo tempo, diminuir a vulnerabilidade genética.

De acordo com o coordenador do projeto, doutor em Biotecnologia e Biodivesidade, Antonio Marcos Chimello, esse trabalho tem o potencial de incentivar outras empresas e programas de melhoramento de teca a disponibilizar suas novas cultivares por meio de ferramentas que garantam tanto a proteção quanto a rastreabilidade, fortalecendo assim o setor e contribuindo para a conservação e evolução da teca. Com essa inovação, a proteção e rastreio de cultivares de teca darão um passo à frente, oferecendo soluções eficazes para o setor. 

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/