Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Novos sabores de farinha são apresentados em feira de agronegócios em Manaus

Um repelente produzido a partir do óleo da semente da seringueira e diferentes sabores da farinha de Uarini foram apresentados durante o segundo dia da ação 'Fapeam na Feira – 20 anos', durante Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

As apresentações ao público ocorreram na quinta (10/08) e são alguns dos projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Foto: Tohn Neves/Decon Fapeam

Sob a coordenação do professor de Química, Alessandro dos Santos Couto, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o projeto 'Repelente à base do óleo da semente da seringueira' foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital).

O estudo, apoiado pela Fapeam por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), teve o objetivo de potencializar a eliminação dos mosquitos, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Sobre a participação na feira, o professor de Química revela que a iniciativa é uma forma de divulgar o trabalho realizado nas escolas públicas do interior do Estado e valorizar o potencial dos alunos participantes desse e de outros projetos. 

"A importância de participar de uma feira dessas é o reconhecimento do nosso trabalho, em saber que uma escola pública do interior é capaz de formular um repelente, com uma nova fórmula",

disse Alessandro Couto.
Foto: Tohn Neves/Decon Fapeam

Outro projeto demonstrado na feira é intitulado 'Farinhas com novos sabores (cúrcuma, pirarucu-de-casaquinha, alho, tempero baiano, castanha do brasil, pimenta, cebola e ovinha magra)', que recebeu fomento da Fapeam via Programa Centelha I.

O empreendedor Jhony Azevedo de Brito, da empresa Uarini Indústria de Alimentos Nutricionais Ltda (UIAN), que coordena o projeto, avalia como importante a participação da Fapeam no evento para mostrar os resultados das pesquisas em um ambiente popular. 

"A importância é que podemos fazer inovações tecnológicas com produtos que já existem no mercado, assim, valorizando a cultura e a origem, mostrando ao público presente o resultado de nosso projeto",

afirmou Jhony Brito.
Foto: Tohn Neves/Decon Fapeam

Na ação, também foi apresentada a pesquisa 'A introdução de novas variedades copa e porta-enxerto para a citricultura local voltados a garantia da expansão e manutenção dos pomares citrícolas', coordenada pelo pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Ferreira da Silva, apoiada pela Fundação, através do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado).

Fapeam na Feira 

A atividade ocorre até domingo (13/08), das 18h às 20h, na área externa da Universidade Nilton Lins, localizada no Bairro Flores. Durante o evento, são apresentados nove projetos de pesquisa.

A ação busca divulgar projetos de pesquisa com uma linguagem acessível ao público e demonstra, na prática, a importância da ciência e da tecnologia, no cotidiano das pessoas, para resolução de problemas e melhoria da qualidade de vida, do ambiente e da economia.

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/