Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

'Meetup Acelera - Bioeconomia' conecta atores da Amazônia com a proposta de fortalecer ecossistema de inovação

Com a proposta de conectar comunidade de inovação, experiências criativas e de negócios na Amazônia, além de cadeias produtivas incentivadas, o 'Meetup Acelera - edição Bioeconomia' pretende conectar atores desses segmentos na Amazônia promovendo, de forma inédita, uma agenda mensal de discussão e colaboração para abordar os principais desafios e expectativas do desenvolvimento da bioeconomia na região.

Para 2023, está prevista uma série de cinco eventos que acontecerão de agosto a dezembro, reunindo representantes de startups, institutos de ciência e tecnologia, academia, governo, empresas e demais atores a fim de impulsionar ações colaborativas e potencializar oportunidades de acesso ao mercado de negócios da Amazônia.

O 'Meetup Acelera - edição Bioeconomia' é uma realização conjunta entre Idesam, Fundação Rede Amazônica e Impact Hub Manaus, que pretende conectar, em cada evento, até 300 pessoas diretamente, sendo 50 de forma presencial e 200 online.

Foto: Reprodução/Impact Hub

O evento de estreia acontece no dia 15 de agosto com o tema "Conquistando Grandes Mercados: Estratégias para Aproximação Efetiva e Expansão da sua Marca", com a participação de Adriana Basile, Supervisora de Sustentabilidade no Mercado Livre e Paula Gabriela Monteiro, Coordenadora da Bemol Farma.

O evento inicia às 15h (horário de Brasília) e terá quatro momentos diferentes: oportunidade de financiamento, conteúdo, parte técnica e apresentação de pitches. Para os próximos eventos estão previstos os temas "Formando negócios, atraindo sócios e vendendo participações"; "Incentivos Suframa para o agroextrativismo"; "Unidades de Conservação como Ambientes de Inovação" e "Estratégia de lançamento de produtos oriundos da Amazônia".

Os eventos serão realizados no Impact Hub Manaus, com transmissão feita pela Fundação Rede Amazônica, pela plataforma da Fundação Rede Amazônica.

Programação

O momento dedicado à apresentação do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e oportunidades de financiamento na Amazônia abre a programação, seguido do conteúdo temático, que será diferente a cada mês, trazendo a experiência de especialistas de mercado e negócios. Na sequência, agentes que atuam com as cadeias produtivas da Amazônia apresentam cases de sucesso. O encerramento será o momento pitchday, espaço aberto para três novos negócios se apresentarem ao ecossistema.

Para o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, o Meetup Acelera - edição Bioeconomia é uma oportunidade de compartilhar soluções encontradas para problemas comuns que dificultam o nascimento e o desenvolvimento de novos projetos e negócios na Amazônia.

"Há gente pesquisando e produzindo, com criatividade e inovação, produtos sustentáveis em toda a região: de couro de peixe à embalagem inteligente para identificar o pH do pescado, passando pelo aproveitamento do açaí e tucumã como proteína de origem vegetal. A gama de iniciativas inteligentes é crescente, mas não estão conectadas. O Idesam fomenta essa agenda na região e identifica uma grande oportunidade de acelerar o ecossistema a partir dessas aproximações", 

explica Koury, que, à frente do Idesam, é responsável pela coordenação do PPBio, principal política pública do Governo Federal voltada ao desenvolvimento da bioeconomia na região.
Co-realizador do evento, o Impact Hub Manaus vem fomentando a comunidade de inovação no Amazonas desde a sua fundação. De acordo com Juliana Teles, co-fundadora do Impact, a agenda de Meetups é importante para fortalecer a comunidade de bioeconomia na Amazônia, dando espaço para falas e trocas significativas entre atores da região.

Já Marcya Lira, diretora-administrativa da Fundação Rede Amazônica, destaca a importância de abrir espaços para discussões e apresentações de negócios que vem movimentando o ecossistema da bioeconomia, possibilitando a orientação a esses empreendedores e pesquisadores e a criação de novos negócios a partir das demandas locais, contribuindo assim para disseminar o desenvolvimento econômico da região.
Sobre o idesam

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal. Desde 2004, trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Para saber mais, acesse: www.idesam.org

Sobre o Impact Hub Manaus

Atuando há 06 anos em Manaus, o Impact Hub Manaus é um centro de empreendedorismo e inovação de impacto, é parte de uma rede global de hubs que buscam impactar o mundo e suas respectivas regiões. Esse impacto se dá de diferentes formas, como através do coworking onde empreendedores se encontram, trabalham, geram novos negócios e se conectam de diversas maneiras, como em eventos com conteúdos relevantes e networking; também com programas inovadores que buscam acelerar negócios e pessoas, potencializando o desenvolvimento da região.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, comprometida com a integração e desenvolvimento da Amazônia, com a missão de capacitar pessoas, articular parcerias e contribuir para o desenvolvimento social, ambiental e científico-tecnológico da região.

Serviço

O quê: Meetup Acelera - edição Bioeconomia
Quando: 15 de Agosto
Horário: 15h às 18h30 (horário de Brasília)
Onde: Impact Hub - Avenida Efigênio Salles, n° 1299 - Aleixo - Manaus/AM
Link para assistir a transmissão

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/