Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Aplicativo é criado para divulgar parques e áreas verdes de Belém

88a612a4-b1cc-402d-9edf-8a0f96ca7f2_20240204-174155_1

Imagine ter uma experiência imersiva em parques e bosques antes de conhecer o local e toda sua biodiversidade? É o caso do 'Amazônia em Belém' (Android e iOS), aplicativo focado na divulgação de parques e áreas verdes da cidade paraense. A ferramenta destaca locais emblemáticos como Bosque Rodrigues Alves e Horto Municipal, oferecendo uma imersão cultural e histórica na fauna, flora e lendas da cidade.

A ferramenta foi criada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Foto: Paloma Lobato/Semma Belém

Belém mais profunda

"A Semma tem trabalhado com o eixo da biotecnologia, não apenas com ações para estruturar a sustentabilidade municipal, mas, também, em sistemas e aplicativos para tornar nossas atividades mais transparentes para a população", destaca a secretária municipal do Meio Ambiente, Christiane Ferreira. 

"O aplicativo vem com o objetivo de socializar informações sobre Belém, não apenas para quem vive, mas para quem visita a cidade: a fauna, a flora, a agenda, as campanha educativas dos nossos parques e, no futuro, das nossas praças".

Acesso via QR Code 

Além de baixar o app diretamente nas lojas virtuais de aplicativos, os usuários podem acessar informações remotamente ou escanear QR codes nos parques. Com a funcionalidade de geolocalização, o aplicativo guia eficientemente a exploração, visando a aprimorar a experiência para residentes e turistas. Além de dados sobre plantas e animais, fornece orientação sobre pontos específicos dentro dos parques.

"O aplicativo é muito autoexplicativo e interativo. É uma ferramenta muito boa pra gente conhecer melhor as áreas verdes da cidade", ressalta Lorena Albuquerque, visitante do Bosque Rodrigues Alves .

"É uma plataforma interativa importante, principalmente para esse período, com a COP-30 chegando. Ele apresenta informações essenciais da nossa biodiversidade, onde a gente consegue ver a nossa fauna, flora, nossas lendas amazônicas",

completa.

Totens 

O Bosque Rodrigues Alves possui totens com QR Code, baseados nas Soluções Baseadas na Natureza (SBN), onde os visitantes acessam o app e recebem informações sobre os espaços do Jardim Zoobotânico da Amazônia. Os totens estão posicionados em troncos de árvores que caíram naturalmente no local e foram reaproveitados.

Parceria

O presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, órgão responsável pela escolha das empresas que realizaram a produção do aplicativo, destaca a parceria realizada com a Prefeitura de Belém.

"Nós fomos procurados pela Semma com o objetivo de trazer um toque mais tecnológico para os ambientes públicos gerenciados pelo órgão, como o Bosque Rodrigues Alves e o Horto Municipal, visando ao público mais jovem, que está sempre olhando para o celular. Então, nós queremos aproveitar esse público, para que ele possa pegar no próprio celular informações acerca dos locais onde ele está", explica Rodrigo.

O "Amazônia em Belém" promete ser uma ferramenta essencial para a conscientização e conservação, convidando todos a se unirem nessa jornada pela preservação ambiental na cidade.

Veja mais notícias sobre Inovação e Tecnologia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/