Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

'Amazônia para Crianças': escola desenvolve projeto para apresentar região amazônica para alunos no Sul do país

A Amazônia é um bioma fantástico e cheio de surpresas. Para quem mora na região amazônica o conhecimento vem de berço, porém, existem pessoas que não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre a floresta amazônica. 

Durante a Campus Party Amazônia, que acontece em Manaus (AM) entre os dias 11 e 15 de outubro, o pesquisador Dado Schneider falou sobre as novas formas de lidar com o aprendizado, com a tecnologia e como fazê-las vivenciar a questão da Amazônia.
Foto: Dado Schneider /Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, Schneider viaja pelo Brasil e palestra sobre as suas pesquisas sobre comportamento das novas gerações. Para a Campus Party Amazônia ele trouxe informações sobre um projeto que tem ganhado destaque em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: o 'Amazônia para Crianças'. 

"Os professores estudaram muito sobre a Amazônia. A tecnologia trouxe a Amazônia para eles. O mais legal foi, que através da internet, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade da região amazônica", 

afirmou.
Duda falou sobre a importância da tecnologia para os jovens e crianças. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

O projeto 'Amazônia para Crianças' foi desenvolvido pelas professoras Valesca Karsten e Janaina Silva, da Escolinha Caracol, localizada em Porto Alegre. A ideia é usar a tecnologia para explicar a região amazônica para crianças entre 3 e 6 anos.

Por meio de materiais didáticos como vídeos, posts, livros e, até mesmo, vídeos chamadas com educadores do Amazonas, as professoras mostram a realidade da Amazônia e a importância de preservar o bioma para as futuras gerações.

Com o empenho dos alunos, Valesca e Janaina fizeram uma floresta no terreno da escola. "Fizemos algumas árvores que fazem parte da flora amazônica. Também criamos o cenário noturno da Amazônia, além dos personagens do folclore regional. Você não tem ideia de como os alunos ficaram imersos neste projeto", afirmou.

Valesca e Janaina desevolveram projeto "Amazônia para Crianças". Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Inspiração 

Quem conheceu o projeto foi Renier Freitas, do Educação Inovadora da Amazônia (Eduvam), que há seis anos compartilha boas práticas inovadoras no Amazonas. Ele acredita que a tecnologia virou uma grande aliada das crianças nos últimos anos, principalmente, durante a pandemia da Covid-19. "As crianças foram afetadas pelos pais não dominarem tecnologia e ficarem sem aula. Então para mim, como lider de comunidade, alguém que trabalha com educação, venho aqui para aprender e para levar para as crianças, desenvolver o lado criativo delas", destacou.

Já para a professora Marluce Siqueira, o projeto "Amazônia para Crianças" por si só já é uma vitória para a educação local. 

"Existe milhares de quilômetros que separam o Norte do Sul, por esse motivo, o intercâmbio educacional é de suma importância para o desenvolvimento da região amazônica. Os professores da Amazônia tem muito a acrescentar e precisam deste destaque", 

comentou.
Durante o evento, o público pode conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas com as crianças da Escolinha Caracol, no Sul. A pequena Ana Letícia aproveitou cada momento da atividade lúdica. "A Amazônia é nossa casa. Fico feliz que outras crianças tenham a oportunidade de conhecer a floresta e os animais", contou
Publico conheceu mais sobre o projeto 'Amazônia para Crianças'. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Expansão 

Agora, a ideia das professoras é levar o projeto para novas escolas. "Eles aprendem com a Amazônia direto da fonte. Seja através de videochamadas ou com vídeos educativos, os alunos podem conhecer mais da Amazônia e, principalmente, como preservá-la. Afinal, proteger a região amazônica é uma missão de todos", disse Valesca.  

A Campus Party Amazônia segue até dia 15 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções em Manaus (AM). Confira a programação.

Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Silvia Goulart Rodrigues de Lima em Terça, 24 Outubro 2023 07:32

Achei um projeto maravilhoso já era pra ter tido estas ideias por mais professores antes . A amazônia precisa de nós e nós dela .

Achei um projeto maravilhoso já era pra ter tido estas ideias por mais professores antes . A amazônia precisa de nós e nós dela .
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/