Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

AgriTech: investimento em tecnologia ajuda a melhorar desempenho do agronegócio

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia do Brasil. Em 2021, por exemplo, o agronegócio teve um bom desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) ao alcançar uma participação de 27,4%, a maior desde 2004 (quando foi de 27,53%). Por causa desse destaque, os empresários estão cada vez mais investindo em tecnologias para otimizar os processos no campo.

Essa junção ficou conhecida como AgriTech. O termo vem da união das palavras em português 'agronegócio' e em inglês 'technology' (tecnologia), e é uma categoria de empresas, em sua maioria startups, que trabalha com novas tecnologias visando transformar o agronegócio e tornar o setor mais competitivo.
Foto: Reprodução/Sebrae

A Era Digital chegou até o campo com o intuito de atender a crescente demanda de uma maior escala de produção, mas de forma sustentável. E em Roraima, por exemplo, o agronegócio se tornou um grande pilar da economia. A partir do momento em que os empresários perceberam que a vocação do Estado é a produção de alimentos, viram oportunidades para investir em empresas de base tecnológica voltadas para o agro, que agregam valor e tornam o setor mais competitivo.

Investimento

A fruticultura e bovinocultura são setores que o investimento na tecnologia pode ajudar os produtores do agro. "Com os orgânicos, por exemplo, a gente trabalha desde a produção até a comercialização. Já dentro da bovinocultura nós temos a Fertilização In Vitro (FIV), que busca ajudar os produtores a terem um rebanho de melhor qualidade", explicou a diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Dorete Padilha.

Ela destaca ainda que os empresários do agro precisam apostar em mais nas tecnologias para melhorarem os seus serviços.

"Trabalhar o AgriTech faz todo o sentido para que cada vez mais possamos trazer soluções inteligentes para que os produtores de Roraima tenham mais produtividade através da tecnologia", 

assegurou Dorete.
Foto: Reprodução/Sebrae

Campus Day Roraima 

O tema é relativamente novo para o público em geral e para esclarecer mais pontos, cinco especialistas vão participar do debate 'A Bioeconomia & Agritech, oportunidades na Amazônia' no Campus Party Day, que acontece pela primeira vez em Boa Vista  (RR). O evento acontece no dia 14 de maio e a entrada é gratuita. 

Na ocasião, os palestrantes vão falar sobre as oportunidades de novos modelos de negócios que se originaram a partir da fusão entre a tecnologia e o agronegócio. Inovação, metaverso e cidades inteligentes são alguns dos outros temas a serem debatidos no CPDay Ba Vista. Confira AQUI mais informações.


Veja mais notícias sobre Inovação e TecnologiaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/