Histórico: jovem do Amazonas ganha medalha em campeonato mundial de judô

MANAUS – A judoca Rita de Cássia escreveu seu nome na história do judô amazonense. A jovem de 20 anos foi responsável pela primeira medalha do Amazonas em uma competição mundial de judô. Ela ganhou o bronze do Campeonato Mundial de Judô Sub-21, em Abu Dhabi (Emirados Árabes), nesta sexta-feira (23).
Rita de Cássia exibe primeira medalha internacional da história do judô amazonense. Foto: Divulgação/CBJ
Competindo na categoria superligeiro (até 44 kg), Rita de Cássia garantiu a primeira medalha do Brasil no Mundial. Na repescagem, a atleta do La Salle de Manaus derrotou Mireia Comas, da Espanha, por ippon, depois de estar perdendo por wazari e yuko. Na disputa pela medalha, Rita foi muito superior à russa Sitora Boymatova, conseguindo pontuar com um yuko, jogar de wazari e conseguir a imobilização para subir ao pódio.
Rita ganhou o direito de representar a seleção brasileira sub-21 em 2015 ao vencer a seletiva nacional de base, em dezembro do ano passado. Ela já havia ganhado o bronze em competições internacionais na Alemanha e na República Tcheca.
O tatame sempre foi a ‘segunda casa’ de Rita, mas a carreira esportiva da atleta iniciou no jiu-jítsu, modalidade na qual o Amazonas possui enorme tradição. Ela treinava na Academia Ivo Neto e chegou a ser campeã brasileira e medalhista mundial, mas foi no judô que a amazonense se consagrou no esporte.
O bronze mundial credencia ainda mais a amazonense a competir pela seleção brasileira principal de judô. Ela segue os passos da também amazonense Rafaela Barbosa, reserva da seleção principal na categoria leve (até 52 quilos) e com grandes chances de disputar os Jogos Olímpicos de 2016.
Apesar dos grandes resultados, o judô no Amazonas sofre com a falta de apoio. Nenhum judoca do Estado recebe o patrocínio do Bolsa-Atleta Municipal, programa da Prefeitura de Manaus. O benefício passou por uma reformulação e agora só pode ser pleiteado por atletas da seleção brasileira, mas nem isso credenciou as judocas a receber o apoio.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade