Maranhão: Novo serviço de testagem para diagnóstico da Covid-19 inicia nesta segunda (22)

A nova testagem em drive-thru vai atender grávidas, pessoas com deficiência e pessoas a partir dos 45 anos

Um novo serviço de testagem em drive-thru começa a funcionar na segunda-feira, (22), no Complexo do Castelão, na Vila Palmeira. A iniciativa tem como objetivo atender grávidas, pessoas com deficiência e pessoas a partir dos 45 anos.

O serviço irá operar simultaneamente ao drive-thru no Parque do Rangedor. A estratégia integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Serão três tendas de testagem, instaladas no estacionamento da pista de atletismo do Complexo do Castelão, com capacidade para atender 800 pessoas diariamente. O horário de funcionamento será das 8h às 16h. Para ter acesso ao teste rápido, as pessoas do grupo determinado devem apresentar documento com foto, exames ou laudos comprobatórios.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em três edições no ano passado: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas, sendo que 18.144 testaram negativo.

Em 2020, o drive-thru de teste rápido retornou para o Parque do Rangedor. O serviço, disponível desde o dia 20 de janeiro, realizou até a última sexta-feira (19) 17.265 atendimentos.

Casos de Covid-19 no Maranhão

Na última sexta-feira, (19), foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o boletim em que o Maranhão aparece com 4.910 mortes e 215.223 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o boletim, foram contabilizados 15 óbitos e 745 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 108 na Grande Ilha de São Luís, 84 em Imperatriz e 553 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,28%.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade