Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Espetáculo sobre a cultura ameríndia na Amazônia é apresentado em Manacapuru

Espetáculo sobre a cultura ameríndia na Amazônia é apresentado em Manacapuru
Foto: Divulgação/Apoena
Inspirado na cultura indígena, o espetáculo de dança Apoena: Aquele que vê longe” será apresentado no município de Manacapuru (Região Metropolitana de Manaus) no domingo, 27, e segunda-feira, 28. As apresentações ocorrerão, respectivamente, às 19h no Sesc Manacapuru e às 17h na Escola Estadual Carlos Coutinho, respectivamente. A entrada é gratuita.

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o espetáculo reúne as artistas Huana Viana, proponente do Projeto, e Francis Baiardi, que assim a direção. A obra tem como principal proposta retratar a cultura ameríndia a partir da realidade sociocultural que o índio da Amazônia  se encontra na contemporaneidade, levando em consideração  suas peculiaridades culturais da região.

Com produção da Contem Dança Cia., “Apoena: Aquele que vê longe” tem a trilha sonora assinada pelos músicos Eliberto Barroncas e Diego Janatã. Em Manacapuru A trilha será executada ao vivo durante as apresentações e será feita pelo percussionista maranhense Diego Janatã. “Diego filho do povo indígena Guajara e tem viajado as comunidades indígenas por todo Brasil pesquisando a musicalidade dos povos das florestas e também o som dos tambores das comunidades quilombolas do maranhão. E vai estar com a gente e está muito legal o envolvimento dele que é indígena, nesse projeto”, comentou Francis Baiardi.

Huana Viana destacou a importância de estar fazendo este trabalho. "Sinto-me feliz e também muito honrada em estar realizando este projeto ao lado de artistas tão especiais e ainda abordando uma temática de muita relevância pra sociedade. Precisamos olhar mais para os lados, para "o outro" que necessita de nós. Apoena está sendo um presente maravilhoso pra mim".Foto: Divulgação/ApoenaCiclo de PalestraAlém da apresentação do espetáculo, ao fim de cada encenação ocorrerá a palestra “O indígena na atualidade”, com duração de 40 minutos ministrada pela professora dra. Jocilene Gomes da Cruz.

Após Manacapuru, será a vez do município de Itacoatiara receber dois dias de espetáculo, nos dias 1º e 2 de dezembro, no Sesc da cidade. Em Manaus, a apresentação será no dia 6/12 no Contem-ner das Artes, Cidade Nova, 7,8,9/12 no Museu da Amazônia (Musa), Zona Leste, e 10 e11/12 no CAUA, Centro.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/