Primeira infância: comitiva do Ministério da Cidadania visita rede de atendimentos oferecidos em Boa Vista

Proposta do Governo Federal é levar as experiências do Família que Acolhe para serem aplicadas em programa a nível nacional.

Quando o assunto é primeira infância, Boa Vista é referência para o Brasil. Por este motivo, uma comitiva do Ministério da Cidadania esteve no início da semana na capital roraimense, conhecendo de perto os serviços ofertados para o desenvolvimento das crianças em Boa Vista. O Programa Família que Acolhe (FQA) foi a base para a criação do Criança Feliz em 2016, do Governo Federal e esta visita é para uma possível atualização do programa nacional.

Comitiva do Governo Federal, conheceu instalações e serviços oferecidas pelo programa Família que Acolhe, além de escolas da rede municipal de ensino e outras repartições. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Na Secretaria Municipal de Gestão Social, a comitiva composta por oito pessoas assistiu a uma apresentação sobre o FQA. Em seguida, conheceram as instalações e os serviços ofertados na sede do programa, no Pintolândia. Também visitaram a Escola Municipal Cunhatã Curumim. No CRAS Nova Cidade, a equipe do Ministério conferiu as estratégias do FQA descentralizado e das visitações domiciliares.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Governança (SPOG), Marcos Sousa, a ideia é desenhar um programa a nível nacional nos moldes do Família que Acolhe.

“Nossa equipe veio conhecer e utilizar essas políticas públicas, no nosso desenho no Governo Federal. É o Criança Feliz com uma cara nova, já englobando mais serviços de uma forma mais ampliada. Vamos aprender com o que estão fazendo aqui em Boa Vista e melhorar a oferta de serviços. Muito surpreendente ver a capacidade de transformação que o FQA tem no município”, disse Marcos Sousa.

Autoridades elogiaram os trabalhos desenvolvidos na primeira infância, pela Prefeitura de Boa Vista. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

O diretor de programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Saulo Ribeiro, ficou encantado com o que presenciou em Boa Vista. “A nossa ideia é pegar um pouco do que tem sido feito aqui e avaliar de que forma isso pode ser aproveitado num âmbito mais amplo. Ficamos surpresos com a dedicação de todos aqui, é um trabalho excelente”, disse.

Proposta do Governo Federal é conhecer as políticas públicas voltadas a primeira infância que são desenvolvidas em Boa Vista e aplicar no programa Criança Feliz. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Criança Feliz: Criado em 2016, o programa é uma política pública do governo federal que atua em mais de 3 mil municípios brasileiros. Em Boa Vista, é integrado ao Família que Acolhe. As beneficiárias são atendidas a cada 15 dias, por meio de visitações domiciliares, desfrutando de todos os serviços e benefícios ofertados pelo FQA, como o enxoval, leite, vaga na creche, entre outros.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade