Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Primeira infância: comitiva do Ministério da Cidadania visita rede de atendimentos oferecidos em Boa Vista

Quando o assunto é primeira infância, Boa Vista é referência para o Brasil. Por este motivo, uma comitiva do Ministério da Cidadania esteve no início da semana na capital roraimense, conhecendo de perto os serviços ofertados para o desenvolvimento das crianças em Boa Vista. O Programa Família que Acolhe (FQA) foi a base para a criação do Criança Feliz em 2016, do Governo Federal e esta visita é para uma possível atualização do programa nacional.

Comitiva do Governo Federal, conheceu instalações e serviços oferecidas pelo programa Família que Acolhe, além de escolas da rede municipal de ensino e outras repartições. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Na Secretaria Municipal de Gestão Social, a comitiva composta por oito pessoas assistiu a uma apresentação sobre o FQA. Em seguida, conheceram as instalações e os serviços ofertados na sede do programa, no Pintolândia. Também visitaram a Escola Municipal Cunhatã Curumim. No CRAS Nova Cidade, a equipe do Ministério conferiu as estratégias do FQA descentralizado e das visitações domiciliares.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Governança (SPOG), Marcos Sousa, a ideia é desenhar um programa a nível nacional nos moldes do Família que Acolhe.

"Nossa equipe veio conhecer e utilizar essas políticas públicas, no nosso desenho no Governo Federal. É o Criança Feliz com uma cara nova, já englobando mais serviços de uma forma mais ampliada. Vamos aprender com o que estão fazendo aqui em Boa Vista e melhorar a oferta de serviços. Muito surpreendente ver a capacidade de transformação que o FQA tem no município", disse Marcos Sousa.

Autoridades elogiaram os trabalhos desenvolvidos na primeira infância, pela Prefeitura de Boa Vista. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

O diretor de programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), Saulo Ribeiro, ficou encantado com o que presenciou em Boa Vista. "A nossa ideia é pegar um pouco do que tem sido feito aqui e avaliar de que forma isso pode ser aproveitado num âmbito mais amplo. Ficamos surpresos com a dedicação de todos aqui, é um trabalho excelente", disse.

Proposta do Governo Federal é conhecer as políticas públicas voltadas a primeira infância que são desenvolvidas em Boa Vista e aplicar no programa Criança Feliz. Foto: Welika Matos/Semuc/PMBV

Criança Feliz: Criado em 2016, o programa é uma política pública do governo federal que atua em mais de 3 mil municípios brasileiros. Em Boa Vista, é integrado ao Família que Acolhe. As beneficiárias são atendidas a cada 15 dias, por meio de visitações domiciliares, desfrutando de todos os serviços e benefícios ofertados pelo FQA, como o enxoval, leite, vaga na creche, entre outros.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/