Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

PMDA: prefeitura de Boa Vista investe em programa que beneficia cerca de 200 agricultores familiares

Os esforços em mudar, para melhor, a vida de centenas de famílias que vivem da agricultura em Boa Vista não param! Nesta terça-feira, 2, representantes de grupos e cooperativas de agricultores participaram de uma cerimônia de assinatura de contratos do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), referente ao primeiro semestre deste ano.

Além da assinatura dos contratos do PMDA, representantes de associações, cooperativas e grupos de agricultores assinaram também termos de cautela para o uso de diversas máquinas e implementos agrícolas, como: grades aradoras e niveladoras, conchas frontais para tratores, distribuidores de calcário, enxadas rotativas, encanteirador, adubador, arrancadeira de batata, dentre outros. 

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), oferece às famílias diversos benefícios e facilidades diante da alta no preço de insumos. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Para este primeiro semestre, o fornecimento de insumos como calcário, fósforo, NPK, ureia, cloreto de potássio e sementes representam investimentos por parte da prefeitura de aproximadamente R$ 4,5 milhões. Já para o resto do ano, a estimativa é que mais R$ 2,5 milhões sejam investidos.

"Desde a implantação do programa, esse é o maior investimento da história na agricultura familiar, beneficiando diretamente 193 famílias com máquinas e insumos para o cultivo de 546 hectares, principalmente de milho e batata-doce. Além de darmos toda essa assistência técnica, boa parte dessa produção é adquirida pela prefeitura, indo diretamente para a merenda escolar", explicou o prefeito Arthur Henrique. 

Mais de 190 famílias que trabalham com a agricultura familiar, foram beneficiadas com máquinas e insumos que irão ajudar no cultuvo de milho e batata-doce. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Marlene Santana integra um grupo de agricultores que cultivam batata-doce no Polo IV, localizado na região do Murupu e parabenizou a iniciativa do município, que tem contribuído para o desenvolvimento do agro.

"O PMDA foi muito importante, pois contribuiu para uma considerável melhora na produção, graças aos insumos mais em conta. Nosso 'carro-chefe' é a batata-doce, porém o programa também tem permitido o cultivo de outras culturas", disse.

Sérgio Medeiros é presidente de uma das maiores cooperativas do Estado, a 'Coopercinco', que conta com cerca de 700 cooperados. Para ele, o PMDA representa um marco na história da agricultura familiar em Roraima.

"No início, pensávamos que era uma questão puramente política. Mas hoje vemos que é um programa consolidado, completo, que além de beneficiar economicamente o produtor, também contribui para a sua profissionalização e permanência no mercado, graças ao acompanhamento e capacitação técnica que eles recebem", explicou.

Com o PMDA, pequenos produtores tem a possibilidade de obter descontos na compra de insumos. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

AGROBV

Na ocasião, também foi anunciada uma novidade: o 'AGRO BV', que será a maior feira do setor e contará com mais de 30 expositores. Está prevista para acontecer entre os dias 22 e 24 de julho. O evento receberá palestras de especialistas de outras regiões do país, além de uma extensa programação cultural, esportiva e muito mais.

Mais sobre o PMDA  

Lançado em 2018, o PMDA oferece às famílias diversos benefícios e facilidades diante da alta no preço de insumos. Com ele, pequenos produtores têm a possibilidade de obter 50% de desconto na compra de insumos, até a data de vencimento, levando em consideração que no mercado privado, esse pagamento teria que ser à vista.

Para se ter uma ideia, houve um aumento de 100% no preço dos fertilizantes. Além disso, os valores dos principais insumos agrícolas de 2021 a 2022 subiram consideravelmente, visto que praticamente toda matéria-prima é importado. Por exemplo: Fósforo, 172%; NPK, 41%; Ureia, 67% e Cloreto de Potássio, 120%.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/