Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

'Dia Mundial do Turismo': em Boa Vista, Parque do Rio Branco é símbolo de modernidade e desenvolvimento para Roraima

Quem nasceu ou vive há um tempo na nossa queridinha Boa Vista sabe o quanto a cidade se desenvolveu no decorrer dos anos. Cada vez mais estruturada, a capital se tornou referência em bem-estar e qualidade e vida, principalmente quando se fala em espaços públicos de lazer, ideais para aproveitar com a família.

Além das charmosas praças espalhadas por toda cidade, os boa-vistenses possuem, desde dezembro de 2020, o irreverente Parque do Rio Branco. Considerado a maior obra turística de Roraima, o espaço trouxe uma nova cara para a capital, tornando-a mais moderna e com maior potencial para o turismo urbano.
O Parque do Rio Branco é um marco histórico para Roraima, reunindo em um só local, diversas opções de lazer. Foto: Richard Messias/Semuc/PMBV

Por lá é possível encontrar o Mirante Edileusa Lóz, ícone importante do Parque, possuindo o maior observatório construído da Região Norte. Lá de cima, os visitantes têm uma vista panorâmica 360° de toda cidade.

Outra marca registrada do Parque do Rio Branco é a Selvinha Amazônica, a maior da cidade. São mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e atrativos para as crianças. Possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.

Além de símbolo turístico, o Parque representa uma grande obra social, beneficiando centenas de famílias que sofriam todos os anos com as enchentes típicas do período de inverno. Foto: Divulgação/Semuc/PMBV

Viés social

Nesta terça-feira, 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, a homenagem é para ele: O Parque do Rio Branco. Afinal, mais que uma obra turística, o local também tem importância social.

Isso porque o Parque é resultado da revitalização da área conhecida como 'Beiral', que antes abrigava centenas de famílias que viviam em situação de risco, principalmente no período de inverno, quando enfrentavam problemas com o alagamento da área. Com a construção, 350 famílias foram indenizadas de forma justa com recursos próprios do município, podendo assim buscar uma moradia digna.
A influencer e agende de viagem, Jéssica Aguiar, afirmou que o Parque do Rio Branco é o seu local turístico preferido em Boa Vista. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

"Local preferido"

éssica Aguiar é agente de viagens, além de 'blogueira' de turismo. Em seu Instagram (@jesca.aguiar), ela dá várias dicas do que fazer na capital e em Roraima, tudo com muito humor. Ela afirmou que o Parque do Rio Branco é o seu local turístico favorito, por reunir em um só lugar diversas opções de lazer.

"Dá pra fazer de tudo em uma só visita: ver a cidade e o rio lá de cima do Mirante, alugar uma bike, comprar artesanato e comer na feirinha, tomar uma cerveja nos quiosques, ou fazer um piquenique na grama. E quem tem criança, ainda dá pra brincar na Selvinha", disse.

"Já visitei 23 estados, a maior diferença é nossa arquitetura pouco vertical, aqui os terrenos são grandes e as ruas e avenidas são largas, o que torna a cidade mais organizada e talvez "menos abafada. Outro diferencial é que temos muitas praças pra praticar esportes e passear com a família e boa parte da cidade ainda é segura pra gente andar "vacilando" com celular e nossos pertences", contou a blogueira.

O Parque foi palco do Mormaço Cultural 2022, 1° Festival de Artes Integradas que em dois dias de programação reuniu mais de 60 mil pessoas. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

Mormaço cultural

O Parque do Rio Branco também se mostrou um lugar ideal para realização de eventos. No final do mês de agosto a prefeitura promoveu o Mormaço Cultural 2022 – 1° Festival de Artes Integradas, que reuniu cerca de 60 mil pessoas em dois dias de programação.

O Festival representou a valorização de diversos segmentos artísticos, como música, cinema, teatro, além da gastronomia. Movimentou a economia criativa e deixou saudades, visto que diversos artistas nacionais que nunca haviam vindo a Roraima se apresentaram, além de uma 'line up' diversificada de atrações locais.

Visite Boa Vista

A prefeitura lançou, recentemente, a campanha "Visite Boa Vista", que tem como objetivo fomentar o turismo na capital, tendo como foco os próprios moradores da cidade e de municípios do interior do Estado.

A campanha, que conta com vídeos veiculados na TV e internet, além de informes em programas de rádio e boletins, busca incentivar a população a conhecer as diversas opções turísticas disponíveis na cidade.

Edital de incentivo

Outra iniciativa importante de fomento ao setor foi o lançamento de um edital de credenciamento para prestação de serviços, voltado a empresas e profissionais de turismo. O edital pode ser acessado neste link: https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/ler/edital/61.

"A ideia principal desse credenciamento é agilizar e, principalmente, democratizar contratações, dando oportunidades iguais para profissionais e empresas do segmento turístico que contribuirão para o desenvolvimento do turismo não só em Boa Vista, como em todo o Estado, através da prestação de serviços em eventuais ações promovidas pela prefeitura", disse o prefeito Arthur Henrique.

O edital, que tem duração de 12 meses, segue aberto, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da prefeitura. A iniciativa contempla pessoas físicas e jurídicas. A contratação dos credenciados ocorre de acordo com a necessidade e interesse público, seguindo um sistema de rodízio, visando garantir oportunidades iguais a todos os participantes, que passarão previamente por uma análise documental.


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/