Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Semana do bebê 2022: mobilização pela Primeira Infância em Boa Vista foca no fortalecimento e cuidado com o bebê

A Semana do Bebê é uma das estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedida do Brasil. Em Boa Vista, o evento está na sua 6ª edição, com o tema "Fortalecendo o cuidado para o desenvolvimento do bebê", as ações acontecem até sexta-feira, 23.

Durante essa semana, a Prefeitura de Boa Vista montou uma programação especial envolvendo alunos, beneficiárias e usuários dos equipamentos públicos no entorno do bairro Pintolândia (macroárea 7), como Unidades Básicas de saúde, escolas municipais, Centro de Referência Assistência Social, Parque Germano e sede do FQA. O evento de encerramento será o 9º aniversário do Programa Família que Acolhe (FQA).

Evento em Boa Vista está na 6ª edição e o objetivo é promover e assegurar a atenção e o cuidado na primeira infância. Foto: Katarine Almeida/Semuc/PMBV

O objetivo da semana é promover e assegurar a atenção e o cuidado na primeira infância (fase que vai da gestação até os seis anos de vida), para o desenvolvimento pleno da criança através de ações intersetoriais. Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, uma mobilização maior nesta semana leva a sociedade e gestores públicos a refletirem sobre a importância de se investir nos primeiros anos de vida.

"A Semana do Bebê está atrelada ao aniversário do Família que Acolhe, criado em 2013. Um programa de desenvolvimento integral da criança com foco desde a gestação até os seis anos de idade, período principal da vida de qualquer ser humano. São seis dias de programação com oficinas específicas para pais, mães, gestantes e as crianças. Vamos conscientizar toda a população e os gestores públicos para entenderem a importância do desenvolvimento da primeira infância", disse.

O Programa Família que Acolhe, que completa 9 anos em 2022 trabalha no desenvolvimento integral da criança, que vai desde a gestão até os seis anos de idade. Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

Desde 2013, a Semana do Bebê faz parte das ações estratégicas no município de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, onde Boa Vista vem cumprindo todas as metas para seguir rumo a conquista do 4º SELO (edição 2021-2024). Por isso a importância da prefeitura promover as ações como esta na cidade.

"Essa é uma ação intersetorial, que envolve as secretarias de Projetos Especiais, Gestão Social, Educação e Saúde. Fizemos uma abertura com um show lúdico para as crianças e pais com a proposta de chamar atenção para o cuidado com a primeira infância", disse a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres.

Semana do Bebê faz parte das ações estratégicas do município desde 2013 de participação social e primeira infância do Selo UNICEF. Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A microempreendedora, Ellen Tassiana, é beneficiária do Programa Família que Acolhe há dois anos e junto com o pequeno Carlos Emanuel, de 1 ano, se divertiu no show de abertura. "É muito importante essa interação para as crianças. Participo dos encontros do programa desde a gravidez. Ele é meu primeiro filho, e na minha gestação eu tinha vários tabus e procurei me informar. Os encontros até hoje me ajudam muito", disse. 


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/