Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Agosto 2022

BV-128: cerca de 1,7 mil alunos de nove escolas municipais serão atendidos em 2022

Imagina aprender a história de Boa Vista de forma virtual e divertida. Esta é a proposta do projeto BV-128, presente na rede municipal desde 2019. São cerca de 1,7 mil alunos atendidos este ano, das turmas do 3º Ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A diversão foi garantida na primeira aula com as crianças da Escola do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu, na Vila do Passarão.
A primeira aula do projeto na Escola do Campo Maria de Lourdes, na Vila do Passarão, foi uma verdadeira diversão. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Com os tablets em mãos, os alunos ficam ainda mais interessados em aprender sobre o surgimento da cidade. O projeto possibilita ainda que eles entrem no jogo com a utilização dos óculos de realidade virtual. A novidade agradou o pequeno Ian Thales, 8 anos, um amante de games. "Achei tão legal aprender desse jeito. Gosto muito de jogo e esse aqui ainda vou conhecer a história de Boa Vista", disse.

A plataforma digital simula os períodos históricos desde 1830 até os dias atuais, resgatados em quatro fases. Nas primeiras fases do jogo, os alunos vivem na pele de um soldado do Capitão Inácio de Magalhães e cumprem inúmeras missões como manter o Forte São Joaquim, buscar mantimentos nas fazendas São Marcos e Boa Vista, além de interagir com personagens de cada época.

Amante de games, o aluno Ian Thales, gostou da novidade na escola. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Já com o surgimento da cidade, o aluno auxilia o coronel Mota, interage com outros personagens, dentre eles o primeiro prefeito da cidade e as famílias tradicionais deste período histórico. Na fase mais atualizada, o aluno explora pontos turísticos como a Orla Taumanan, Parque do Rio Branco e ainda cumpre desafio no Mirante Edileusa Lóz

A professora Lucilene Moraes será a responsável pelo projeto na escola e já na primeira aula viu a alegria das crianças. "A expectativa da escola era grande para receber o projeto. Participei da formação e falei para os meus alunos como iria ser trabalhado o projeto em sala. Estudamos um pouco sobre o assunto e todos ficaram bem interessados. E falando em tecnologia a criançada sempre fica empolgada", disse.

A experiência fica ainda mais incrível quando os alunos utilizam os óculos de realidade virtual. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

BV-128

O projeto, que nasceu em 2017 com o programa de talentos do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), foi desenvolvido quando Boa Vista completou 128 anos (por isso o nome escolhido do app). Seu principal objetivo é resgatar a história de Boa Vista e levar para a sala de aula tecnologias inovadoras que auxiliarão o professor. Entrou na rede municipal em 2019, de forma experimental.

Escolas beneficiadas em 2022: Ioládio Batista da Silva, Laucides Inácio de Oliveira, Profª Glemíria Gonzaga Andrade, Profª Maria Gertrudes da Mota de Lima, Nova Canaã, Raio de Sol, Valdemarina Normando Martins, Escola Indígena Antônia Celestina da Silva e Escola do Campo Maria de Lourdes Dias de Abreu.

As unidades recebem os exemplares de livro do professor, gibis, álbuns de figurinhas e as figurinhas, maquetes (Igreja Matriz e Fazenda São Marcos) e Caderno de Atividade em PDF. O aluno também recebe gibi, as duas maquetes, o álbum, e vão ganhando as figurinhas conforme forem cumprindo as missões.

Alunos e professores recebem todo o material didático do projeto. Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Conheça as fases do jogo (linha do Tempo):

Forte São Joaquim (1829 - 1835) – A fase acontece no período de 1829 até o término do Forte São Joaquim. O aluno nessa fase será um soldado que terá como missão guardar seu ponto tático - defensivo.

Fazenda São Marcos (1833 – 1835) – Nesta fase, o aluno será um recruta enviado do Forte São Joaquim a Fazenda São Marcos, sua missão principal é buscar mantimentos para abastecer o Forte.

Fazenda Boa Vista (1890 - 1905) - A fase acontece no período de 1890, onde aluno será uma criança da época que mora próximo a fazenda Boa Vista do Rio Branco. Dentre suas missões será o de auxiliar, os pais e conhecidos, nas tarefas comunitárias na Freguesia.

Boa Vista (Dias Atuais) - Nesta fase, as missões serão exploratórias (livre) pelo Centro de Boa Vista, permitindo conhecer alguns dos principais pontos turísticos, como Orla Taumanan, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Parque do Rio Branco e muito mais. 


Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/