Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Unidade hospitalar atende com mais de 30 especialidades médicas e é referência em saúde infantil no Estado de Roraima

Com uma estrutura moderna de acordo com as políticas de primeira infância, o Hospital da Criança Santo Antônio além de pacientes da capital, também atende as crianças dos demais municípios de Roraima. Crédito: PMBV.

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) é o único hospital infantil que atende pacientes da capital e dos demais municípios do Estado. No próximo sábado, 13, a unidade completa seus 22 anos de serviços prestados à população, sobretudo crianças a partir dos 29 dias até 12 anos.

"Foram grandes mudanças que tivemos desde a fundação do hospital no ano de 2000. Na gestão anterior em 2015, foram iniciadas reformas, aquisição de equipamentos e ampliação de blocos. A prefeitura conta hoje com mais de 30 especialidades de atendimento, um grande avanço, pois inicialmente existiam apenas 15 especialidade" disse, o prefeito Arthur Henrique.

A prefeitura está trabalhando para ampliar ainda mais o atendimento com os leitos de internação. Em 2021, o Bloco I, o maior de internação, passou por reformas, sendo entregue em janeiro, com 33 leitos. Atualmente, o hospital conta com 10 leitos de UTI, podendo ser ampliado para mais 5. 

Para que não fiquem prejudicados nas aulas, os pacientes internados na unidade são acompanhados por pedagogas que se encontram na unidade hospitalar. Crédito: PMBV.

Estrutura e educação

 Com estrutura moderna, equipamentos novos de última geração e qualificação dos profissionais, o hospital faz a diferença para continuar como referência em atendimentos. Desde 2007, o HCSA dispõe de um trabalho especial para que os pacientes em idade escolar não fiquem sem aprendizado durante o período de internação. As crianças têm aula, com a ajuda de três pedagogas cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC).

Em 2013, Laudineia Barros começou a fazer parte do quadro de servidores efetivos do HCSA como enfermeira. Em 2018, assumiu como diretora de Urgência e Emergência. Ela deixa claro que o atendimento no hospital sempre foi e vai ser pensando na melhoria da qualidade de vida das crianças e famílias atendidas.

"Desde o início da minha caminhada de trabalho, observo a evolução, tanto no atendimento quanto na capacitação desses profissionais, por meio do Curso de Segurança do Paciente e Emergências Pediátricas". 

Por ser referência no estado, o Hospital da Criança já recebeu diversas premiações, como também melhorias na estrutura física da unidade. Crédito: PMBV.

Premiações e avanços 2017 a 2022


  • Certificação Ouro –Avanço que demonstra a melhoria da qualidade dos serviços e a redução significativa de infecção hospitalar.

  • Primeira captação de órgãos – Inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos e credenciou os profissionais do HCSA para este procedimento.

Prefeitura conclui reforma Geral do Hospital da Criança e entrega bloco Cirúrgico

Pelo 4°ano consecutivo, a unidade recebeu a certificação com desempenho Excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o que atesta a confiança e qualidade dos exames.


Funcionamento de bloco e atendimento:

O HCSA possui hoje, 8 blocos reformados em 100%, somando 10 áreas hospitalares, sendo:


  • Bloco A – Serviço ambulatorial e administrativo
  • Bloco B – Área de imagem e laboratorial, além da Agência Transfuncional
  • Bloco C – Emergência, Trauma, Pronto Atendimento, UTI, além das áreas amarela e verde
  • Bloco D – Faturamento e manutenção predial
  • Bloco E – Lavanderia, farmácia, cozinha (Refeitório)

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/