Especial Copa Amazonas: Holanda

MANAUS – O Holanda marca o seu retorno ao futebol profissional na Copa Amazonas de Futebol. O time de Rio Preto da Eva já viveu momentos de glória no futebol amazonense, especialmente entre 2008 e 2009, onde foi campeão estadual e disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. O time está em pré-temporada para a Copa Amazonas há um mês e apresenta diversas novidades, entre elas o treinador Alencar Viana, oriundo de Minas Gerais.

O Holanda é a única equipe da Copa Amazonas que não disputou a elite do futebol profissional em 2015. O clube retoma as atividades sob nova direção: após a renúncia de Paulo Radin no início do ano, Leão Braúna foi aclamado no último dia 26 de setembro como novo presidente do ‘Laranja Mecânica’.

A equipe de Rio Preto da Eva disputou três amistosos antes da Copa Amazonas. Foram duas vitórias por 1 a 0 e outra por 3 a 0, todas contra equipes amadoras do Estado. Após uma pré-temporada de 25 dias em Manaus, o clube já retornou à sua casa e só volta para a capital amazonense em dias de jogos.

O elenco do Holanda conta com jogadores conhecidos no futebol local, como o atacante Elson Bala, ex-Nacional Borbense e Sul América. O também atacante Iorran, campeão sub-20 do Campeonato Amazonense e da Copa Norte pelo Fast, é outra cara nova do time.

A outra parte do plantel é formada por jogadores indicados pelo treinador Alencar Viana. Um deles é o volante Vaca, que trabalhou com o treinador no futebol acreano em 2012, pelo Alto Acre. O meio-campista Cleberson, com passagem pelo Ipatinga, é outro jogador que promete ganhar destaque. Menção honrosa para o goleiro titular Lucas, eleito o melhor arqueiro da Série C do Campeonato Carioca pelo Arraial do Cabo.

Jeito ‘mineirinho’

Alencar Viana tem uma proposta clara quanto ao estilo de jogo do Holanda: propor o jogo com a bola, marcação intensa sem ela. “Procuro implementar o trabalho de Minas Gerais, que se assemelha ao dos gaúchos. O futebol hoje é intensidade, não se joga mais só com a bola no pé. E nossos jogadores estão entendendo isso”, observou o treinador.

O comandante também revela que treinar um clube no futebol amazonense era um desejo antigo. “Optei por vir pra cá porque é um lugar onde eu nunca tinha trabalhado e queria muito ter essa oportunidade. Tive uma passagem pelo Acre e gosto da Região Norte. Pretendo fazer um bom trabalho por aqui”.

Esquema tático

O Holanda deve ir a campo na Copa Amazonas no tradicional 4-4-2. O goleiro é o supracitado Lucas. A dupla de zaga é formada por Júnior Costa, revelado por Leão Braúna no extinto Grêmio Coariense, e Leonardo, jovem de 18 anos oriundo do Espírito Santo. O lateral-direito Heitor (18 anos) também veio do Espírito Santo, enquanto Adriano assume a lateral-esquerda.

O experiente Vaca é o ‘xerife’ do time no meio-campo. Ele forma a dupla de volantes ao lado de Wallison, que disputou a Série C do Campeonato Mineiro pelo União Luziense. No setor de criação aparecem o canhoto Cleberson, tido como um meia de boa qualidade técnica, e o também jovem Gabriel. O ataque formado por Elson Bala e Iorran combina muita velocidade e troca de posições no setor ofensivo.

Especial Copa Amazonas

O próximo time a ser desvendado no Especial Copa Amazonas é o Manaus Futebol Clube. Fique atento!

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade