Manaus 30º • Nublado
Sexta, 09 Dezembro 2022

Entenda a diferença entre Amazônia Legal, Internacional e Região Norte

foto-floresta-amazonica
A floresta tropical amazônica, que cobre boa parte do noroeste do Brasil e se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, famosa por sua biodiversidade e conhecida como Amazônia.

Para planejar e promover o desenvolvimento, a região amazônica é dividida em Amazônia Legal, Amazônia Internacional e ainda como Região Norte.

Confira abaixo a diferença entre cada uma dessas classificações:
(Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Amazônia Legal

Também chamada de Amazônia Brasileira, foi instituída pela lei nº 1.806/1953, durante o Governo Vargas. A partir de então, os estados do Mato Grosso, Tocantins (na época Goiás) e metade do Maranhão (até o meridiano de 44º) foram incorporados à região, não necessariamente nesta ocasião, mas a legislação permitiu que posteriormente isso fosse feito. Com a definição, o governo pretendia levar desenvolvimento à região.

"Com relação ao termo Amazônia Legal, diz respeito à uma região de plnejamento. É uma decisão do governo brasileiro, por uma questão estratégica de planejamento, de proposta de desenvolvimento regional, estabelecer legalmente uma delimitação da Amazônia, que abranja os Estados da Região Norte e o Estado do Maranhão. Ou seja, trata-se de uma estratégia de gestão, quando se destina recursos para o desenvolvimento dessa região legalmente definida", explica o professor de geografia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Isaque Sousa.

"Além das questões naturais, tem as questões políticas. E fazer parte da Amazônia Legal é ter acesso a recursos", acrescenta.

Amazônia Internacional

"É preciso atentar ao termo 'internacional', que significa "entre as nações". Então isso não tem relação com subjugação ou dominação de uma nação sobre a outra. É meramente para dizer que engloba diferentes nações, como o Brasil, Venezuela, Colômbia e mais", comenta o professor.

Devido sua extensão, a região amazônica engloba, na verdade, nove países: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Isso equivale a 7 milhões de quilômetros quadrados da América do Sul e mais de 60% dessa área está no Brasil. "Na Amazônia, em termos de biogeografia temos cerrados, campos, terra firme, alagados, cidades, metrópoles, vilas, pequenas comunidades e nove idiomas", informa Sousa.

Inclusive há um movimento que denomina esta região de "pan-amazônia", que corresponde aos mesmos países, da Amazônia Internacional.

Região Norte 

Maior macrorregião do País, é onde está localizada grande parte da Amazônia Brasileira. Possui 3.869.639,9 km², ou seja, mais de 45% do território brasileiro e compreende os Estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.

"O Brasil é seccionado, dividido, em regiões de desenvolvimento econômico e social. Elas foram pensadas para estabelecer as bases para as questões de desenvolvimento de cada grupo de unidades federadas. No Sul, por exemplo, são três Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que tem características mais semelhantes em termos de dinâmica social, econômica, cultural. Do mesmo modo acontece com a Região Norte. São sete Estados que formam a região e tem características físico-climáticas, naturais, humanas, sociais culturais, muito próximas umas das outras", finaliza Isaque Sousa.


Veja mais notícias sobre AmazôniaAmazônia Internacional.

Veja também:

 

Comentários: 9

TCHAMILA em Segunda, 09 Novembro 2020 09:22

Vc me ajudou muito obrigada ❤❤??????

Vc me ajudou muito obrigada ❤❤??????
TULIO PARROT em Sábado, 10 Abril 2021 02:27

A Amazônia Internacional é formada por oito países e pela Guiana Francesa que é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico .

A Amazônia Internacional é formada por oito países e pela Guiana Francesa que é um departamento ultramarino e região da França, na costa do Atlântico .
Leal em Sexta, 10 Setembro 2021 23:45

É inacreditável que alguns países, como a França, queiram opinar a respeito da Amazônia brasileira. Eles não cuidaram da própria floresta, não cuidam nem do próprio povo, pois abriram a nação para o terrorismo e os seus cidadãos sofrem muito por causa disso. E cadê a floresta francesa? Vamos comparar com a Amazônia brasileira, fora a Amazônia total e internacional. Vamos também perguntar aos cidadãos franceses se eles gostam de ver o terrorismo crescer no país? E a imoralidade francesa, conhecida do mundo todo, afinal essa é uma fama que ninguém tira deles, a famosa França libertina. Liberdade, Libertinagem e Licenciosidade. Belo slogan que se aplica a eles. Querem se meter com o Brasil, uma nação cristã? Ah eles não acreditam em Deus? Descobri uma coisa: quem não acredita em Deus, adora acreditar no diabo e nas suas abominações!

É inacreditável que alguns países, como a França, queiram opinar a respeito da Amazônia brasileira. Eles não cuidaram da própria floresta, não cuidam nem do próprio povo, pois abriram a nação para o terrorismo e os seus cidadãos sofrem muito por causa disso. E cadê a floresta francesa? Vamos comparar com a Amazônia brasileira, fora a Amazônia total e internacional. Vamos também perguntar aos cidadãos franceses se eles gostam de ver o terrorismo crescer no país? E a imoralidade francesa, conhecida do mundo todo, afinal essa é uma fama que ninguém tira deles, a famosa França libertina. Liberdade, Libertinagem e Licenciosidade. Belo slogan que se aplica a eles. Querem se meter com o Brasil, uma nação cristã? Ah eles não acreditam em Deus? Descobri uma coisa: quem não acredita em Deus, adora acreditar no diabo e nas suas abominações!
GILVANDA NUNES em Sexta, 29 Outubro 2021 11:10

O que tem uma coisa com a outra?????? Parem de misturar religião com questões globais e ações politicas! Os paises desenvolvidos erraram no passado, destruiram suas florestas e, por isso, podem e devem opinar, sim, para que a gente não cometas os mesmos erros e acbe com o que ainda resta da nossa Amazônia! Não existe qualidade onde não se admite crítica! Para sua informação, a França está entre os países que mais contribuem com o Fundo Amazônico.

O que tem uma coisa com a outra?????? Parem de misturar religião com questões globais e ações politicas! Os paises desenvolvidos erraram no passado, destruiram suas florestas e, por isso, podem e devem opinar, sim, para que a gente não cometas os mesmos erros e acbe com o que ainda resta da nossa Amazônia! Não existe qualidade onde não se admite crítica! Para sua informação, a França está entre os países que mais contribuem com o Fundo Amazônico.
Jose em Quinta, 18 Novembro 2021 15:53

Cara, você é muito burro! Como pode ser tão ignorante???? Um cristão de merda como você é a maior propagando para o ateísmo. ...

Cara, você é muito burro! Como pode ser tão ignorante???? Um cristão de merda como você é a maior propagando para o ateísmo. ...
Fuleira ? em Segunda, 01 Novembro 2021 16:30

Gostei da explicação, porém não me ajudou a entender a diferença entre elas... ??

Gostei da explicação, porém não me ajudou a entender a diferença entre elas... ??
❤? em Segunda, 01 Novembro 2021 16:37

Alguém me diz a diferença????????






Eai pessoas!

Alguém me diz a diferença???????? Eai pessoas!
RAYSSA em Segunda, 14 Março 2022 19:32

muita obg, é pesquisa para a aula de amanhã , muito obg vale 5,0 , me salvou , não tava achando em site nenhum

muita obg, é pesquisa para a aula de amanhã , muito obg vale 5,0 , me salvou , não tava achando em site nenhum
Luiz em Quinta, 23 Junho 2022 13:30

Não existe essa estória de 'Amazonia internacional', cada país citado é soberano sobre a parte da Amazonia que se encontra em seu território, por isso parem de puxar essa falsidade; a Amazonia Legal é a parte da Amazonia que cabe a nós, o povo brasileiro e nenhum outro país tem ingerência ou pode dar pitaco sobre ela. CHEGA DESSE ENTREGUISMO VIRA-LATAS!

Não existe essa estória de 'Amazonia internacional', cada país citado é soberano sobre a parte da Amazonia que se encontra em seu território, por isso parem de puxar essa falsidade; a Amazonia Legal é a parte da Amazonia que cabe a nós, o povo brasileiro e nenhum outro país tem ingerência ou pode dar pitaco sobre ela. CHEGA DESSE ENTREGUISMO VIRA-LATAS!
Visitante
Sexta, 09 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/