Em meio à crise, Ministério da Saúde envia médicos para o Acre

Profissionais fazem parte do programa Mais Médicos. Quantitativo de médicos ainda não foi definido

O ministro da saúde, general Eduardo Pazuello, confirmou neste domingo (28), em conversa com o governador do Acre, Gladson Cameli, o envio de médicos para os municípios do estado por meio do programa Mais Médicos. O ministério ainda não informou o quantitativo de médicos destinados ao estado.

Foto: Odair Leal/Sesacre

Segundo Cameli, a chegada dos profissionais visa diminuir a pressão na rede estadual e dar suporte à atenção básica que compete aos municípios.

“Conversei com o Ministro da Saúde e expliquei sobre às necessidades do nosso Estado, e o ministro prontamente já articulou para o chamamento dos profissionais, que em breve estarão em solo acreano atendendo nossa população “, ressalta o chefe de Estado, Gladson Cameli.

Sobre o programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos é parte de um amplo esforço do governo federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da atenção básica do país. A atenção básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade