Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Agosto 2020

Eletrobras será órgão de operacionalização do programa Mais Luz Para Amazônia

​Foi publicado nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria que estabelece a Eletrobras como órgão de operacionalização do programa Mais Luz Para Amazônia (MLA). Em decorrência da participação da Eletrobras no programa Luz Para Todos (LPT) desde sua criação, a empresa detém a totalidade das metodologias e ferramentas de operacionalização das atividades de eletrificação rural, como a análise técnica e orçamentária dos programas de obras apresentados pelos Agentes Executores, a fiscalização física e financeira dos contratos e a elaboração das informações para que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica possa fazer as liberações financeiras da CDE.

Foto: Divulgação

Tais procedimentos já foram auditados e validados pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Adicionalmente, a Eletrobras responde, ainda, através de suas subsidiárias regionais Eletronorte, Furnas e CHESF, onde o LPT ainda está em plena atividade, pelas coordenações dos Comitês Gestores Estaduais, prestando apoio com recursos humanos e logística operacional para estes Comitês.



O MLA foi lançado em 5 de fevereiro e tem como objetivo levar energia limpa e renovável a 70 mil famílias que vivem em áreas remotas da Amazônia Legal. A instalação da energia elétrica visa o desenvolvimento social e econômico das comunidades, que são, em sua maioria, ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A chegada da eletricidade irá diminuir a vulnerabilidade social e econômica, fortalecendo o exercício da cidadania, o bem-estar e a dignidade para a vida dessas pessoas.



As comunidades vivem essencialmente da pesca, da produção de farinha e da extração de castanhas e frutas oriundas da Floresta Amazônica. Com o Programa, poderão desenvolver atividades produtivas que podem proporcionar o incremento da renda familiar e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida delas.

Veja mais notícias sobre NotíciasEconomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 11 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection