Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Eleições 2018: região Norte tem o menor número de candidaturas femininas

Eleições 2018: região Norte tem o menor número de candidaturas femininas
A região Norte registrou o menor número de candidaturas femininas, na comparação com as outras regiões do país. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que as mulheres são 30,7% das quase 28 mil candidaturas registradas para as eleições deste ano. Uma redução de quase um ponto percentual em relação a 2014.

O Centro-Oeste é a região com maior percentual de mulheres candidatas, seguida do Sudeste, Sul e Nordeste. Já o Norte é a região com o menor número de candidaturas femininas: 29% do total.

O Tocantins tem o menor número de mulheres candidatas: apenas 17 registros. Setenta vezes menos do que o número de candidaturas femininas em São Paulo.
Foto: Divulgação/Agência Brasil
Guacira Oliveira, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, destaca que apesar do número de candidaturas ainda não ser o ideal, cada vez mais mulheres candidatas realizam campanhas comprometidas com o combate ao machismo e ao racismo. O assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, é considerado um motivador para essa mobilização.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos com maior quantidade de mulheres candidatas são o Partido da Mulher Brasileira, PMB, e o PSTU. Entre os que contam com menor número de mulheres estão o PSL, o PPL e o DEM.


Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/