Eleições 2018: região Norte tem o menor número de candidaturas femininas

A região Norte registrou o menor número de candidaturas femininas, na comparação com as outras regiões do país. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que as mulheres são 30,7% das quase 28 mil candidaturas registradas para as eleições deste ano. Uma redução de quase um ponto percentual em relação a 2014.

O Centro-Oeste é a região com maior percentual de mulheres candidatas, seguida do Sudeste, Sul e Nordeste. Já o Norte é a região com o menor número de candidaturas femininas: 29% do total.

O Tocantins tem o menor número de mulheres candidatas: apenas 17 registros. Setenta vezes menos do que o número de candidaturas femininas em São Paulo.

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Guacira Oliveira, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, destaca que apesar do número de candidaturas ainda não ser o ideal, cada vez mais mulheres candidatas realizam campanhas comprometidas com o combate ao machismo e ao racismo. O assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, é considerado um motivador para essa mobilização.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, os partidos com maior quantidade de mulheres candidatas são o Partido da Mulher Brasileira, PMB, e o PSTU. Entre os que contam com menor número de mulheres estão o PSL, o PPL e o DEM.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade