Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 29 Setembro 2020

Unifesspa oferta 315 vagas em cursos de graduação em Processo Seletivo Especial 2020

Unifesspa

Foi publicado, na última terça-feira (8), o edital do Processo Seletivo Especial (Prosel 2020) para ingresso em cursos de graduação (bacharelado) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Organizada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), a seleção ocorrerá no âmbito do programa estadual "Forma Pará".

Unifesspa. (Foto:Divulgação/Unifesspa)


No total, serão ofertadas 315 vagas no Prosel 2020, assim distribuídas: Ciências Contábeis, em Bom Jesus do Tocantins (50 vagas); Engenharia Florestal, em Tailândia (50 vagas); Administração, em Abel Figueiredo (50 vagas); Pedagogia, em Itupiranga (50 vagas); Medicina Veterinária, em Piçarra (40 vagas); Psicologia, em Jacundá (35 vagas); Zootecnia, em Ourilândia (40 vagas). Em todos os cursos, haverá reserva de vagas para cotas.

As vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio (ou equivalente), ou concluirão no ano letivo de 2020, a ser comprovado no ato da Habilitação ao Vínculo Institucional, conforme edital de convocação, que será publicado no site da Unifesspa. Para participar do Processo Seletivo é necessário conhecer e aceitar as normas estabelecidas no Edital do Prosel 2020. Clique aqui e confira o documento na íntegra.

As inscrições já estão abertas e serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico https://www.portalfadesp.org.br, até o dia 22/10/2020. A taxa de inscrição é de R$ 80, podendo ser isenta ao candidato que, comprovadamente, tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública e seja cadastrado no CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26/06/2007, devendo indicar qual tipo de cota deseja concorrer.

Os cursos ocorrerão de forma presencial, em módulos, de forma intensiva, nos regimes regular e intervalar. Os componentes curriculares do regime regular serão ofertados, preferencialmente, nos meses de março a junho, e de agosto a dezembro. Já os regime Intervalar, serão ofertados, preferencialmente, nos meses de janeiro, fevereiro e parte de março e, também, nos meses de julho e agosto.

Processo Seletivo

De acordo com o edital, a seleção dos candidatos será realizada mediante realização de Prova de Conhecimentos, composta de uma Prova Objetiva e uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. O candidato, obrigatoriamente, realizará sua Prova de Conhecimentos no Município onde seu curso será ofertado, não podendo realizá-la, sob hipótese alguma, em outro Município.

A prova objetiva será constituída de cinco questões, de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Os conteúdos programáticos da prova objetiva estão definidos no Anexo II do Edital. Já a prova de Redação em Língua Portuguesa valerá 10 (dez) pontos e consistirá na elaboração de texto com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas. Serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.

Ainda segundo o documento, os candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos do ensino médio ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino no município/distrito em que o curso está sendo ofertado receberão um bônus de 10% (dez por cento) sobre a pontuação da Prova de Conhecimentos. Será necessário comprovar essas informações no ato da habilitação ao vínculo institucional.

A prova objetiva e de redação estão previstas para o dia 13 de dezembro de 2020, podendo esta data ser alterada pela instituição organizadora. Em atendimento às normas de enfrentamento ao novo coronavírus, será obrigatório o uso de máscara durante todo o período de permanência nas dependências das unidades de aplicação das provas, bem como será aferida a temperatura de todos os candidatos quando do ingresso nas mesmas.

O ingresso para as turmas de Contábeis, Administração e Pedagogia está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2021. Já para os cursos de Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia o ingresso deve ocorrer no segundo semestre do próximo ano.

Veja mais notícias sobre EducaçãoNotíciasPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 29 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/