UFPA anuncia mais de 7,3 mil vagas em cursos de graduação para o Processo Seletivo 2021; acesso será via ENEM

O ENEM de 2020 será realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

A Universidade Federal do Pará prevê a oferta de um total de 7.364 vagas em 196 cursos de graduação em seu Processo Seletivo (PS) para ingresso de novas turmas em 2021, incluindo 196 vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Com isso, haverá um pequeno acréscimo em relação à oferta do PS 2020, que totalizou 7.143 vagas. A proposta de edital do PS 2021 foi apresentada em reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada na última quarta-feira, 2 de dezembro. As deliberações sobre a oferta ocorrerão em nova reunião agendada para o dia 22 de dezembro de 2020.

UFPA Campus Guamá, em Belém. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)

Na proposta de edital apresentada, é mantido o preenchimento das vagas com base nos resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, a ser realizado, em função das restrições impostas pela pandemia, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

A proposta mantém também a concessão de bônus de 10% a candidatos(as) que tenham cursado todo o Ensino Médio em um ou mais estados da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). A ideia é continuar também com o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição, estando prevista a possibilidade de isenção do pagamento da taxa ao(à) candidato(a) que comprovar ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Essa isenção não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Cotas

Sobre as cotas e grupos de ingresso, as vagas serão organizadas por quadros que informam quais candidatos(as) são destinatários(as) de cada conjunto de vagas e as condições de concorrência, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Também ficarão visíveis os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais cada candidato(a) concorrerá, mostrando de maneira clara que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

A minuta do edital prevê ainda as informações relacionadas ao processo de matrícula e os documentos necessários para o estabelecimento do vínculo institucional, em qualquer grupo de inscrição. Um destaque no edital do PS 2021 é a inclusão da validação da autodeclaração de pessoa negra (preto[a], ou pardo[a]), a ser realizada por Comissão de Heteroidentificação, que será responsável pelo deferimento da habilitação.

Adicionalmente, o edital apresentado contém informações relacionadas ao fluxo de preenchimento das vagas, critérios de eliminação, cômputo da nota final, assim como classificação e critérios de desempate. Constam ainda no documento as situações e prazos para interposição de recursos administrativos, respeitando o que dispõe o Calendário Acadêmico 2021, o qual também está em discussão pelo Consepe.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade