Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

UFPA abre Inscrições para Processo Seletivo destinado a indígenas e quilombolas

UFPA abre Inscrições para Processo Seletivo destinado a indígenas e quilombolas
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE/2020-1) da Universidade Federal do Pará (UFPA), destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas. Trata-se de vagas extras para candidatos dessas representações, que se encontram em condição de vulnerabilidade econômica e que não tenham sido admitidos anteriormente em curso superior. As inscrições podem ser realizadas até 30 de agosto e devem ser feitas aqui.


A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA disponibiliza quatro vagas em cada curso de graduação oferecido pela Instituição, sendo duas para indígenas e duas para quilombolas. Os candidatos podem optar por uma segunda opção de curso e há ainda a possibilidade de aproveitamento de vagas não preenchidas — por exemplo, vagas destinadas a candidatos quilombolas que não forem preenchidas serão destinadas aos candidatos indígenas e vice‐versa.


“Trata-se da continuidade, por parte da atual gestão da UFPA, de importante política de ação afirmativa, que proporciona a inclusão desses cidadãos, minorias historicamente discriminadas, como estudantes de Instituição Pública de Ensino Superior”, destaca o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa.


Vale ressaltar que o processo vem se aprimorando ao longo dos anos, com a realização prévia de reuniões e seminários que contam com a participação de movimentos de estudantes indígenas e quilombolas da própria Instituição, e de lideranças sociais. Mais recentemente, essa interação com os interessados tem estado a cargo da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da UFPA, ligada ao gabinete do reitor.


Para participar do PSE, todos os candidatos devem comprovar pertencimento étnico à condição de indígena ou quilombola, morando ou não em comunidades tradicionais ou quilombos. As declarações de pertencimento devem conter informações sobre o vínculo de pertencimento, atuação e residência do candidato na comunidade, e ser emitida e assinada por três lideranças de cada representação.


Inscrições 


As inscrições devem ser realizadas no site do CEPS, até às 17 horas do dia 30 de agosto. Os candidatos devem realizar seu cadastro no site e selecionar até duas opções de curso, de acordo com anexo do edital. Caso não seja aprovado na primeira opção, o candidato concorrerá às vagas na segunda opção de curso.


Todos os candidatos devem gerar e imprimir o boleto de cobrança, que virá sem valor de pagamento, e será utilizado como comprovação de inscrição. O boleto e a Declaração de Pertencimento devem ser entregues no CEPS, em Belém, ou nas Secretarias dos campi universitários de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Castanhal ou Soure, até o dia 2 de setembro. Os documentos também podem ser enviados para o seguinte endereço: CEPS – Centro de Processos Seletivos, Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Rua Augusto Corrêa, nº 1 – Guamá, CEP 66075-110, Belém/PA.


No que representa etapa essencial do processo, a documentação apresentada pelo candidato será́ analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e docentes da UFPA, designada pela PROEG, que procederá à homologação ou não da inscrição no certame. A publicação das homologações será realizada até o dia 9 de outubro, após análise de documentos.


Os candidatos homologados poderão gerar o Cartão de Inscrição, também no site do CEPS, até o dia 5 de novembro. O cartão deve ser impresso e assinado do mesmo modo como está assinado no RG do candidato, e deve ser apresentado em todas as etapas do PSE.


Prova


As etapas do PSE/2020-1 compreendem a prova de redação em língua portuguesa e entrevista, que serão realizadas, para candidatos quilombolas, em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure, enquanto que as provas para indígenas acontecerão somente nas cidades de Altamira e Belém.
A prova de redação e língua portuguesa será realizada em 17 de novembro e valerá 10 pontos. Trata-se da produção de texto, de até 30 linhas, em que serão avaliados a fidelidade ao tema e capacidade de comunicação.


Entrevista


A segunda fase do processo, que será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, consistirá em entrevista, feita por pelo menos dois professores da UFPA, que constituirão as Comissões Avaliadoras, e serão realizadas nos mesmos campi das provas de redação. Serão chamados para entrevista somente os candidatos aprovados na prova de redação.


Opens external link in new window Edital



Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/