Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Por conta da pandemia, Ufam realiza primeira colação de grau a distância e tramitação de documentos 100% digital

formatura-ufam

Inédito e histórico. Pela primeira vez na sua história, a Universidade Federal do Amazonas realiza, por meio de videoconferência, uma solenidade de outorga de grau a distância para alunos de graduação.

A colação também gerou tramitação de documentos 100% digitais, já que a ata da cerimônia, o certificado e o histórico do curso dos agora profissionais de Fisioterapia, encontram-se online para conferência, assinatura e emissão.


A colação também gerou tramitação de documentos 100% digitais, já que a ata da cerimônia. (Foto:Divulgação/Ufam)

A novidade da colação de grau não presencial e em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, baseia-se na Medida Provisória 934 do Ministério da Educação (MEC), de 1º de abril de 2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e superior, decorrentes das ações de enfrentamento à situação de emergência de saúde pública.


Ela também está amparada na portaria 383, de 09 de abril de 2020 do MEC, que justificaram a decisão pela elaboração do ad referendum nº 04/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), autorizando a antecipação da colação de grau de discentes dos cursos da área da saúde da Ufam.


Embora com algumas diferenças, na outorga de grau a distância praticamente todos os ritos de uma solenidade presencial são mantidos. Houve composição de mesa virtual, da qual participaram o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Libardoni, a paraninfa do curso de Fisioterapia, professora Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça e o coordenador acadêmico da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor Tiotréfis Gomes Fernandes.


Além deles, acompanharam a transmissão, a coordenadora administrativa da Feff, Tatiana Moraes Cruz, a patronesse do curso de Fisioterapia, professora Lilian Regiani Merini, que se encontrava em Portugal, e o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Esmeraldino Monteiro Figueiredo. Os formandos, Stephanny Mayara de Souza Batista e Wendell Mattheus Amancio da Silva participaram da cerimônia de suas casas.


Eles acompanharam a execução do Hino Nacional e fizeram o juramento da profissão, até o momento mais esperado: quando o reitor, o professor Sylvio Puga, procedeu à leitura do termo de outorga de grau. Desta vez, cada um de um lado da tela, porém não menos emocionados.


O reitor parabenizou os professores e os formandos.



"Vocês, novos profissionais e seus professores passam a fazer parte da história da Universidade de maneira mais contundente. São os primeiros formados a distância pela Ufam, num momento doloroso, é fato e do qual não gostaríamos de que estivesse acontecendo, mas que traz consigo a oportunidade para que ajudem na luta pela manutenção da vida", salientou.

Wendell Mattheus, fisioterapeuta formado pela Ufam. (Foto:Divulgação/Ufam)


Para o mais novo fisioterapeuta formado pela Ufam, a colação de grau em meio ao cenário de pandemia é um marco. "Esse é sem dúvida o dia com que mais sonhei. Embora não tenha sido da forma como eu quis, tendo meus amigos e familiares presentes e reunidos, cheguei até aqui e isso significa muito. Essa colação numa modalidade especial nos permitirá ir à frente dessa batalha e me possibilitar honrar com meu juramento, que é o de ser útil à sociedade como profissional", avaliou Wendell Mattheus.


Também fisioterapeuta formada Stephanny Mayara ratificou o pensamento do colega. "Quero poder cumprir meu papel, garantindo que tudo o que aprendi poderá ser aplicado em prol do bem estar daqueles que precisarem. Que todas as ferramentas possíveis e nosso conhecimento científico sejam postos em prática e a favor de salvar vidas. Vou para o mercado de trabalho com o propósito de fazer nossa função ser reconhecida e valorizada", afirmou.


Ao longo de duas semanas, toda estrutura para a realização da colação de grau por videoconferência foi montada. Os trâmites administrativos também se seguiram de forma que os documentos (ata digital, assinatura eletrônica, certificado digital e histórico escolar digital) pudessem estar disponíveis para acesso online, como explicou o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto.


"Esse é um momento que pode ser traduzido pelas palavras 'felicidade e emoção', que vão ao encontro do desejo de dois alunos de Fisioterapia que buscam ser ativos e responsáveis com sua missão diante de um cenário de saúde tão delicado quanto o que se impõe em nosso Estado, em nosso País. Aproveito para agradecer às diretorias da Proeg que trabalharam para dar conta de atender a essas novas demandas. A parceria de setores como o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) também foi primordial para que pudéssemos ser assertivos nesse momento", disse.


O diretor da Feff, João Libardoni, salientou a relevância de os alunos estarem se colocando à disposição do setor de saúde mesmo quando a decisão é facultativa. "Que esse momento os mantenha firmes e com consciência na importância de estarem sempre preparados para os desafios. Agora vocês são graduados, egressos, mas peço que continuem fortalecendo e dignificando a história da Fisioterapia já que agora fazem parte do legado da Feff", ressaltou.


A paraninfa da turma, professora Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça, falou que a nova dinâmica de colação de grau proporciona a adoção de uma nova forma de se fazer presente.



"Ela nos permite enxergar outros potenciais para realizar tarefas. Permite que nos vejamos adaptáveis, mutáveis e resilientes. Esse é um momento em que percebemos quem são os verdadeiros heróis e quais tomadas de decisão fazem realmente diferença num momento de crise. Acredito que vocês possuam todo o potencial necessário para dar assistência nos cuidados ao ser humano. Comemorem quando puderem, porque toda conquista em tempos difíceis precisa ser muito festejada", frisou.


Stephanny Mayara, fisioterapeuta formada pela Ufam. (Foto:Divulgação/Ufam)

Para encerrar a solenidade, o reitor manteve o rito de se colocar de pé e usar a borla para proferir o discurso final.



"Todos nós que participamos desse ato de outorga de grau fazemos parte de uma história, a que será contada hoje, em virtude de uma excepcionalidade, que está aí, posta. Mas a realidade nos exige coragem, a mesma que nos fez, no dia 13 de março, parar e priorizar a saúde de nossa comunidade e daqueles que convivem com pessoas que integram a nossa comunidade. Gostaria de reiterar que a decisão por colar grau antecipadamente é uma decisão individual, voluntária dos alunos, já que a legislação permite para fins de que exercem sua profissão e ajudem a enfrentar o novo coronavírus", disse.

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/