Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Sylvio Puga é reeleito reitor da Ufam, com 50,64% dos votos válidos

O atual reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, da chapa "Experiência para decidir, coragem para fazer", foram eleitos com 50,64% dos votos válidos em consulta pública para a escolha de reitor e de vice-reitora da Ufam para o quadriênio 2021-2025. A apuração aconteceu na noite desta quinta- feira (25), no canal do YouTube da Associação dos Docentes da Ufam (Adua).

Ao todo, foram recebidos 9.405 votos, sendo 1.678 de professores, 1.377 de técnico-administrativos e 6.350 de estudantes. Foram ainda registrados 50 votos em branco e 80 votos nulos.

A chapa 21 "Ufam+", que teve como candidato a reitor o professor Marco Antônio de Freitas Mendonça e o professor Raimundo Ribeiro Passos, como candidato a vice-reitor, recebeu 49,36% dos votos.

Foto: Adneison Severiano/G1 AM

De acordo com a presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor e vice-reitor da Ufam, professora Iolete Ribeiro, há ainda o prazo recurso, dia 26 de março, e a previsão, de acordo com o edital, é que resultado final da consulta seja apresentado à comunidade acadêmica dia 29 de março. 

"A Comissão avalia, até o momento, que o processo de consulta, especialmente, no segundo turno ampliou a participação da comunidade acadêmica e isso é muito importante para qualificar o resultado da consulta. Isso implica em um maior compromisso individual com as questões coletivas da Universidade", enfatizou.

A Comissão encaminhará o resultado final para ser homologado pelo Conselho Universitário (Consuni). Com esse resultado, o Consuni deverá se reunir para definir detalhes da lista na qual constarão os eleitos que seguirão para nomeação pelo presidente da República. O pleito, em razão da pandemia, ocorreu de forma remota.

Eleitos

O reitor reeleito, professor Sylvio Puga, agradeceu à Comissão Eleitoral, formada pelas entidades representativas da Ufam, e à comunidade universitária. 

"De forma republicana, a Comissão fez um trabalho irretocável desde a sua formação, incluindo a condução dos debates. Quero agradecer a toda a comunidade acadêmica que participou de forma efetiva deste tão importante processo de consulta. Finalizado o processo, agora, temos que trabalhar não mais com chapas, mas em favor da Ufam. Eu, reitor reeleito, e a professora Teca Fraxe, vice-reitora eleita, vamos ouvir todos da nossa comunidade, sem exceção, para que nós possamos pensar efetivamente para nossa segunda gestão. Portanto, agradeço a todos e o que há é uma única Ufam. A Ufam que nós amamos e defendemos. Para esta gestão, a Ufam terá um reitor mais próximo da comunidade", destacou.

A vice-reitora eleita, professora Therezinha Fraxe, reiterou a unidade da Ufam. " É nessa única Ufam, da capital e dos campus do interior, que estaremos juntos com os discentes, docentes e técnicos- administrativos. Agradeço a todos pelos votos e pela esperança depositada a mim e ao professor Sylvio Puga", finalizou. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPolíticaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/