Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sylvio Puga e Marco Antônio disputam segundo turno para a reitoria da Ufam

 Os candidatos Marco Antônio Mendonça e Sylvio Puga disputam, nos próximos dias 24 e 25 de março, o segundo turno para a reitoria da Ufam. A apuração dos votos do primeiro turno da consulta à comunidade universitária foi realizada na noite desta quinta-feira (11), logo após o encerramento da votação online.

Com 43,77% dos votos, o atual reitor e candidato à reeleição Sylvio Puga, da chapa Experiência para decidir, coragem para fazer, marcou o primeiro lugar na disputa, seguido por Marco Antônio, da chapa Ufam+, conquistou 32,33% dos votos, seguido pela professora Andrea Waichman, da chapa "Inov@Ufam", com 23,9% dos votos.

Foto: William Costa/Arquivo/Portal Amazônia

Mais de 37 mil integrantes da comunidade universitária estavam aptos a participar da consulta que, pela primeira vez, foi realizada integralmente na modalidade on-line. Foram recebidos 8.105 votos, sendo 1.575 de professores, 1.148 de técnico-administrativos e 5.382 de estudantes. Foram ainda registrados 46 votos em branco e 73 votos nulos.

A presidente da Comissão de Consulta, professora Iolete Ribeiro, ressaltou o caráter inédito do processo de votação. "Essa é uma eleição inédita, a primeira eleição virtual para a reitoria, realizada em um período muito penoso para toda a população e para a comunidade acadêmica da Ufam. Muitas perdas, adoecimento e o desgastante trabalho virtual que tem afetado todas/os. Mesmo assim a comunidade acadêmica se engajou no processo de consulta e expressou seu voto e isso significa o quão esta Universidade é importante para esse coletivo e para o Amazonas", declarou a presidente.

Próximas etapas

No próximo dia 19 de março, a Comissão de Consulta à Comunidade Universitária promove um debate entre os candidatos que disputam o segundo turno pela reitoria da Ufam.

Ainda segundo o calendário da consulta à comunidade universitária, nos dias 24 e 25 de março ocorre o segundo turno e, no dia 29 de março, será divulgado o resultado final do pleito à Comunidade Acadêmica e ao Conselho Universitário (Consuni).

Cabe à instância máxima de deliberação dentro da Universidade oficializar e enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República escolha o candidato a ser nomeado como reitor.

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPolíticaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/