Sylvio Puga e Marco Antônio disputam segundo turno para a reitoria da Ufam

Segunda etapa da consulta à comunidade acadêmica será realizada nos próximos dias 24 e 25 de março

 Os candidatos Marco Antônio Mendonça e Sylvio Puga disputam, nos próximos dias 24 e 25 de março, o segundo turno para a reitoria da Ufam. A apuração dos votos do primeiro turno da consulta à comunidade universitária foi realizada na noite desta quinta-feira (11), logo após o encerramento da votação online.

Com 43,77% dos votos, o atual reitor e candidato à reeleição Sylvio Puga, da chapa Experiência para decidir, coragem para fazer, marcou o primeiro lugar na disputa, seguido por Marco Antônio, da chapa Ufam+, conquistou 32,33% dos votos, seguido pela professora Andrea Waichman, da chapa “Inov@Ufam”, com 23,9% dos votos.

Foto: William Costa/Arquivo/Portal Amazônia

Mais de 37 mil integrantes da comunidade universitária estavam aptos a participar da consulta que, pela primeira vez, foi realizada integralmente na modalidade on-line. Foram recebidos 8.105 votos, sendo 1.575 de professores, 1.148 de técnico-administrativos e 5.382 de estudantes. Foram ainda registrados 46 votos em branco e 73 votos nulos.

A presidente da Comissão de Consulta, professora Iolete Ribeiro, ressaltou o caráter inédito do processo de votação. “Essa é uma eleição inédita, a primeira eleição virtual para a reitoria, realizada em um período muito penoso para toda a população e para a comunidade acadêmica da Ufam. Muitas perdas, adoecimento e o desgastante trabalho virtual que tem afetado todas/os. Mesmo assim a comunidade acadêmica se engajou no processo de consulta e expressou seu voto e isso significa o quão esta Universidade é importante para esse coletivo e para o Amazonas”, declarou a presidente.

Próximas etapas

No próximo dia 19 de março, a Comissão de Consulta à Comunidade Universitária promove um debate entre os candidatos que disputam o segundo turno pela reitoria da Ufam.

Ainda segundo o calendário da consulta à comunidade universitária, nos dias 24 e 25 de março ocorre o segundo turno e, no dia 29 de março, será divulgado o resultado final do pleito à Comunidade Acadêmica e ao Conselho Universitário (Consuni).

Cabe à instância máxima de deliberação dentro da Universidade oficializar e enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República escolha o candidato a ser nomeado como reitor.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade