Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Sespa divulga orientações sanitárias para o Enem

Ao todo, são várias medidas que deverão ser cumpridas para evitar o contágio na sala de aula. Nas escolas onde o exame será realizado, há várias mudanças. Entre elas, a organização do fluxo de entrada e saída das pessoas, evitando o cruzamento sempre que possível, através de portas distintas para entrada e saída, devidamente sinalizadas. Se possível, designar colaboradores para orientações de fluxos e garantir o distanciamento de 1m 50cm (um metro e cinquenta centímetros) durante o horário de prova.

Cartazes com orientações claras relacionadas às medidas de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) devem estar distribuídos nas áreas de maior circulação das pessoas. "Vale ressaltar que, quem apresentar sintomas de qualquer doença infectocontagiosa, incluindo a covid-19, não deve comparecer ao local de prova", alerta a diretora de Vigilância Sanitária da Sespa, Milvea Carneiro.

As escolas também devem manter as cadeiras mais afastadas com a garantia do distanciamento e janelas abertas para ajudar na circulação de ar. As salas de aula também devem ser mantidas ventiladas, de preferência de forma natural, com as janelas e portas abertas. O uso do ar-condicionado deve ser evitado. Deve haver cartazes explicando os procedimentos sanitários dentro dos locais de votação com informações sobre as práticas de proteção contra a Covid-19 e boas práticas de higiene.

Foto: Divulgação

As escolas precisam, ainda, ter dispensadores de álcool 70% no local de votação, sanitários, corredores de acesso, entre outros pontos e intensificar a limpeza e desinfecção das superfícies e dos ambientes, principalmente daqueles frequentemente tocados, como mesas, cadeiras, maçanetas, corrimãos, etc.

Os banheiros devem ser mantidos limpos e abastecidos com todos os insumos de higiene, incluindo o sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal, assim, como garantir o abastecimento de papel toalha e troca dos refis dos dispensadores de sabonete líquido e álcool a 70%.

Aos participantes, a nota técnica da Sespa recomenda evitar o uso de brincos, relógios, anéis e pulseiras para facilitar a higienização, além de manter os cabelos presos. "Quem for fazer a prova deve se certificar, com antecedência, do local do exame, a fim de agilizar o deslocamento e evitar contratempos com o trânsito. É uma forma de minimizar os riscos de transmissão da doença", complementa Milvea Carneiro.


Foto: Divulgação

Na ocasião, todos os estudantes vão precisar higienizar as mãos com álcool em gel disponibilizado nas salas antes de entrar. Todos deverão levar máscaras limpas para trocá-las, caso seja necessário. A máscara é obrigatória durante toda a prova e só pode ser retirada na hora de tomar água ou durante o lanche. Ela também poderá ser trocada por outra durante a permanência no local. Os participantes deverão permitir a coleta de dado biométrico pelo aplicador durante a realização das provas. O procedimento seguirá, à risca, os protocolos de proteção à Covid-19.

Os aplicadores das provas deverão guardar e manter aparelhos eletrônicos, como telefone celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 acontecerão em duas versões: a impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 


Veja mais notícias sobre EducaçãoPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/