Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 13 Julho 2020
chatbot-health-tech

Servidora da FCecon é selecionada para concorrer a prêmio nacional de tese

A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), farmacêutica-bioquímica Valquíria Martins, teve sua tese de doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGGIBA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para concorrer ao Prêmio Capes de Tese 2020. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (29).

O Prêmio Capes de Tese 2020 é oferecido, anualmente, desde 2006, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo selecionados os melhores trabalhos de doutorado do Brasil em 2019. Participam da seleção teses das mais diversas áreas de conhecimento, avaliadas e reconhecidas pela Capes nos Programas de Pós-Graduação adimplentes no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Foto: Divulgação

Com o título "Caracterização sociodemográfica, comportamental, clínica e o viroma de pacientes com câncer de pênis", a tese da servidora Valquíria Martins foi selecionada pelos membros da comissão de seleção do PPGGIBA-Ufam, formada por professores doutores, seguindo as normas estabelecidas pelo Edital nº 10/2020-Capes. Para isso, foram observados os critérios de originalidade (caráter próprio), mérito científico (relevância e contribuições científicas) e caráter inovador.

Conforme Martins, a escolha de sua tese de doutorado para representar o PPGGIBA/Ufam, em um processo nacional dos melhores trabalhos na área de Imunologia, é um momento de realização e agradecimento. "Trata-se de uma pesquisa importante para o Amazonas. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos neste trabalho: colaboradores, alunos de iniciação científica e os funcionários da FCecon que, gentilmente, apoiaram-nos para o êxito do trabalho", agradece.

Reconhecimento

A tese foi desenvolvida na unidade hospitalar sob a orientação da diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres. Segundo ela, a felicidade é em dobro, uma vez que a dissertação do pesquisador Alysson Bastos Sena, orientado também por Torres, e também desenvolvida na FCecon no serviço de Ginecologia, foi selecionada como melhor dissertação de mestrado do PPGIBA defendida em 2019.

"Essas seleções demonstram o alto padrão das pesquisas que a Fundação vem desenvolvendo", avalia Torres, complementando que o estudo de mestrado teve como título "Análise do desempenho de tecnologias alternativas para rastreio de lesões precursoras e de câncer invasivo de colo de útero".

Prêmio

Segundo informações do Portal da Capes, os autores das teses selecionadas receberão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional; e seu orientador, um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. Dos trabalhos selecionados no Grande Prêmio, o orientador receberá R$ 9 mil para participação em congresso internacional, e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição internacional.

O Prêmio Capes de Tese conta, ainda, com a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright Brasil e do Instituto Serrapilheira, que oferecerão premiações adicionais.

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 13 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection