Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Indígenas são capacitados em Sistemas de Energia Solar para aplicação em aldeias

Foto: Reprodução/IFMT

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) está capacitando indígenas por meio do projeto de extensão Fabrica Solar Social (Auto geração de energia em comunidades indígenas). A iniciativa é parte do Programa REM REDD Early Movers - desenvolvida em parceria com a ONG I9 Sol, que prevê a capacitação de indígenas das etnias Xavante, Guató e Bakairi em Eletricista de Instalação de Sistemas de Energia Solar.

A capacitação está sendo ministrada de forma de intensiva, pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEEA) no laboratório de Energias Renováveis. 

Foto: Reprodução/IFMT

Para o professor Tony Inácio, a qualificação é uma demonstração de cumprimento da função social do IFMT ao atender as necessidades de qualificação dos diversos setores da sociedade. "Essa capacitação é importante porque estamos qualificando agentes de diferentes comunidades indígenas numa área que é essencial para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso", afirmou.

De acordo com o indígena Xavante da comunidade de Sangradouro, Tiuré Dumanae Tserenhiomo, o curso é uma oportunidade grande de aprendizado. "Nós estamos recebendo por esses dias mais uma usina de energia solar e com esse curso se houver uma falha ou 'quebrar' eu tenho condições de consertar, por isso estou aqui, para aprender", destacou Tiuré Tserenhiomo.

Segundo o coordenador do Subprograma de Territórios Indígenas do REM MT, Marcos Ferreira, a geração de energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos nas aldeias é um grande avanço. 

"Agora, quando além de gerar energia, os próprios indígenas constroem, instalam e fazem manutenção deste painéis, estamos efetivamente promovendo independência e o protagonismo dos povos originários", 

disse.
Foto: Reprodução/IFMT

O programa 

O REM, sigla para Programa REDD Early Movers, com tradução para Pioneiros Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, é desenvolvido desde 2012 como resultado de uma parceria entre o governo alemão – financiador - através do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). Em Mato Grosso a Sema também é parceira do programa.

O programa prevê o apoio a países e estados que implementaram iniciativas pioneiras em conservação de florestas e redução das emissões por desmatamento e degradação. Lançado na Conferência Rio+20 em junho de 2012, o Programa REDD Early Movers (REM) é uma iniciativa inovadora que recompensa os pioneiros na conservação florestal e na mitigação das mudanças climáticas. 

Destina-se a países ou jurisdições subnacionais que anteciparam iniciativas para proteger as florestas e/ou reduzir as emissões por desmatamento e degradação. 


Veja mais notícias sobre EducaçãoMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/