Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Estudantes de Araguaína se destacam em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O estudante Alexandre Gomes Mourão, de apenas 12 anos, conquistou medalha de ouro, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2023, e João Victor Neto Borba alcançou a medalha de bronze. Os dois estudantes são da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, localizada em Araguaína, no Tocantins.

E três estudantes, da mesma unidade escolar, foram convidados para o preparatório de seleção de equipes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia em 2024, são eles: Denelveis Dias da Silva, da 2ª série do ensino médio; Felipe Gomes Carneiro, da 1ª série; e João Victor Borba, da 3ª série.

Foto:Seduc/Governo do Tocantins

O professor Edgar Duarte da Silva é responsável pela organização da olimpíada. Ele explicou que a escola já tinha conquistado medalhas em 2017, e, naquele ano, com um grupo de alunos, Edgar participou da Jornada Espacial em São José dos Campos, São Paulo. "Na ocasião, eu acompanhei o aluno João Victor Campos, medalhista em 2016", frisa.

Neste ano, a escola participou da olimpíada com 104 estudantes, do 7° ano do ensino fundamental e do ensino médio. "O ensino de ciências sempre foi um desafio, principalmente o ensino de astronomia, que permeia os ensinos fundamental e médio. Nossos alunos têm curiosidades a serem exploradas, e, nós, como educadores, poderemos estimular esse querer nos componentes curriculares de ciências e de física", ressalta o professor Edgar.

O diretor Jaldo Cruz de Arruda destaca as conquistas que a escola vem alcançando ao longo dos anos nas olimpíadas escolares. "Sempre incentivei a participação da escola nas olimpíadas escolares. Temos um professor que sempre participa da OBA e vem colhendo resultados. Ficamos felizes com o excelente resultado obtido pela escola, o que demonstra que estamos no caminho certo na preparação de nossos alunos para um mundo que exige cada vez mais conhecimentos", afirma.

O estudante Denelveis, de 16 anos, frisa que ficou surpreso por ter sido escolhido para o grupo de seletivas nacionais. "Eu pretendo aproveitar o tempo para estudar mais, estou ciente das próximas provas e desejo obter um bom resultado. Esta é uma oportunidade maravilhosa", conta.

 Interesse pelas ciências

O estudante Alexandre comenta sobre suas aprendizagens. "Foi assistindo ao canal Minuto da Terra, que aborda a Astronomia de uma forma divertida, que aprendi a gostar do tema. Eu me esforcei para fazer uma boa prova na olimpíada. Eu imaginava que teria um bom resultado, mas quando vi que tinha conquistado o ouro, fiquei muito feliz", esclarece.

Alexandre ressalta o seu interesse pelo tema: "Gosto de estudar Astronomia, pois tenho curiosidade sobre os planetas e as constelações. E os meus pais têm formação na área de ciências e me incentivam a estudar e pesquisar mais sobre o assunto". 


Veja mais notícias sobre EducaçãoTocantins.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/